Por: Leandra Lima

Problemas em escolas de Paraíba do Sul

Vereador denunciou falta de materiais de limpeza e higiene | Foto: Reprodução/Redes Sociais André Salgueiro

Por Leandra Lima

Na última semana, o vereador de Paraíba do Sul André Salgueiro (RP) realizou uma fiscalização na escola Manuel Gonçalves após receber diversas denúncias sobre a precariedade do sistema de refrigeração do local que impossibilitou que os alunos da parte da tarde permanecessem dentro da sala. Segundo André, devido a onda de calor, os alunos do turno da tarde ficaram três dias consecutivos sem aula, o recesso foi de quarta a sexta. O parlamentar também visitou a Creche Municipal Walter Vizeu Barbosa e constatou que o estoque de materiais de higiene para crianças estava esgotado e outros produtos destinados à limpeza do local estavam em estoques baixíssimos, necessitando de reposição.

Na apuração na unidade escolar Manuel Gonçalves foi verificado que havia nove ventiladores sem funcionar, três funcionando indevidamente. O vereador ressaltou que as salas de aula são pouco arejadas devido a ausência de janelas, o que dificulta a circulação do ar no local e ainda mencionou que este não é o primeiro caso envolvendo mal funcionamento de refrigeradores em escolas públicas do município. Recentemente ele denunciou o estado da Escola Municipal Andrade Figueira, que tinha salas com apenas 1 ventilador.

Sobre a situação da unidade Manuel Gonçalves, o gabinete do parlamentar encaminhou um ofício solicitando sob regime de urgência a intervenção da Secretaria de Educação na solução do problema, substituindo os ventiladores por melhores e os aparelhos de ar-condicionado mais modernos e eficientes.

Na inspeção feita na Creche Municipal Walter Vizeu Barbosa foram identificadas falta de sabonetes em barra e pasta de dente infantil e foi observado que há uma quantidade muito baixa de cloro, toucas de cabelo e outros produtos destinados à limpeza do local. Além desses problemas foi feita solicitação à Prefeitura para a manutenção da calha da varanda, da pavimentação em frente a unidade, de 2 ventiladores que estão com defeito e de alguns eletrodomésticos, como a máquina de lavar e a geladeira da creche. André Salgueiro fala que novamente esse problema atinge outras unidades de educação infantil.

Em razão das situações mencionadas o vereador cobrou a Secretaria de Educação do município e lamentou a falta de compromisso da Prefeitura com a educação. "A Educação de Paraíba do Sul vive seu melhor momento econômico na história. 50% do que se arrecada em royalties do petróleo precisa e deve ser investido em infraestrutura educacional, ou seja, nisso também. Para enfrentar o problema, é preciso gastar o dinheiro de forma eficiente para que nossas crianças tenham condições para estudarem", disse.

A equipe do Correio buscou contato com a Prefeitura Municipal para obter algum esclarecimento em função dos acontecimentos, porém até o fechamento desta edição não responderam a solicitação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.