Por: Leandra Lima

Cuidados com animais peçonhentos no verão

escorpião-amarelo "Tityus Serrulatus" | Foto: Divulgação/Instituto Vital Brazil

Por Leandra Lima

Com a proximidade do verão, animais peçonhentos como escorpiões, cobras e aranhas costumam aparecer com maior frequência nas casas e quintais. Segundo o Instituto Butantan, o período que esses animais surgem com maior incidência é entre setembro e fevereiro, pois o aumento da temperatura faz com que os filhotes eclodam. Com essas condições, acidentes envolvendo os animais, principalmente, os escorpiões são comuns, e requer alguns cuidados para evitar o contato.

Por conta da conta do período a Prefeitura de Areal, por meio da Secretaria de Saúde, está promovendo uma ação de alerta à população sobre o aparecimento do escorpião-amarelo, "Tityus Serrulatus", um aracnídeo venenoso presente em ambientes urbanos e rurais. Segundo o Ministério da Saúde, o escorpião amarelo representa a espécie de maior preocupação em função do maior potencial de gravidade do envenenamento e pela expansão em sua distribuição geográfica no país, facilitada por sua reprodução partenogenética e fácil adaptação ao meio urbano.

Prevenção

De acordo com dicas do Ministério para prevenir o contato com os escorpiões é necessário manter a limpeza de terrenos, jardins e quintais removendo entulhos, pilhas de madeira, folhas secas amontoadas; colocar lixos domiciliares em sacos evitando expor esses materiais para que não haja proliferação de baratas e outros insetos que atraem o animal peçonhento; evitar o acúmulo de materiais de construção ou qualquer outro tipo perto das casas; sacudir e examinar roupas e sapatos antes de usá-los, pois escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo; evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, sob pedras, troncos podres e em dormentes da linha férrea; nas casas e apartamentos utilizar soleiras nas portas e janelas, telas em ralos do chão, pias e tanques; vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e a parede; consertar rodapés despregados; afastar as camas e berços das paredes; evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão; não pendurar roupas nas paredes.

Já para se prevenir contra cobras venenosas o procedimento é praticamente o mesmo com a adição de uso de botas altas ou sapatos fechados para indivíduos que trabalham em áreas rurais, também é recomendado o uso de luvas grossas para o manuseio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.