Por: Bruno Bacil

Prefeitura reforça sinalização

Faixas da Avenida Feliciano Sodré foram instaladas no último dia 18 de novembro | Foto: Bruno Bacil

Por Bruno Bacil

A nova faixa elevada de pedestres, inaugurada no início deste mês, na avenida Feliciano Sodré, altura do número 420, segue sendo alvo de debate. Na madrugada do último domingo (26), mais um acidente ocorreu no local. Um motorista que dirigia no sentido Alto, perdeu o controle após passar pela faixa elevada e mudou de pista após colidir com uma árvore. Na tarde de ontem, agentes do PRPTC (Posto Regional de Polícia Técnica e Científica) da Polícia Civil, estiveram no local fazendo medições da faixa elevada.

Os agentes informaram que a Civil só vai se manifestar oficialmente após a conclusão da perícia. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública, informou que "segue com os trabalhos visando o aumento da sinalização no local".

No último dia 18, foram colocadas faixas de retenção do tipo sonorizadora termoplástica, com o objetivo de trazer mais segurança aos motoristas, motociclistas e pedestres. Em relação aos acidentes ocorridos no local, a Segurança Pública Municipal vai acompanhar o trabalho da perícia a fim de entender a velocidade dos veículos, dentre outros aspectos dos sinistros. De posse destas informações, a Secretaria vai buscar meios ainda mais eficazes para evitar que tal tragédia se repita. Ressaltando que a gestão do Prefeito Vinicius Claussen preza pela vida no trânsito e lamenta os ocorridos."

A sinalização, que tem o objetivo de melhorar as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres nas vias públicas, ampliar a visibilidade na travessia e reduzir a velocidade dos automóveis, teve as suas obras concluídas no início deste mês. O projeto, financiado pelo supermercado Green Fruit, é uma parceria público privada do "Programa Adote Terê", que tem como objetivo sanar, em curto prazo, a necessidade de serviços especializados para atender as demandas de manutenção e melhorias de áreas públicas, em parceria com empresas e cidadãos da cidade.

A reportagem esteve no local, na tarde de ontem, e além das faixas sinalizadoras, observou a presença de placas de redução de velocidade e de aviso de aproximação da faixa elevada. Ainda segundo a prefeitura, o projeto segue as normas da resolução nº 738, de 06 de setembro de 2018 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

O secretário de segurança pública, Marcos Antônio da Luz, diz que a ideia da construção da faixa atende uma solicitação da população. "Em reuniões com o Corpo de Bombeiros e ouvindo os cidadãos, entendemos que seria importante a construção da faixa elevada de pedestres no local. Atendemos uma demanda que pedia mais segurança para os pedestres, que se confirmava com registros de atropelamentos na região, devido a imprudência dos condutores."

O secretário também informou que, após o final da obra de instalação da faixa elevada, foi registrada uma "diminuição em cerca de 40% no número de caminhões que transitavam em alta velocidade pela 'reta' (principal avenida da cidade) nas madrugadas" o que também, segundo ele, era uma demanda exigida pelos cidadãos.

Em conversa com pedestres e condutores na região, a avaliação foi positiva. A aposentada Marli Figueroa considera que a faixa trouxe mais segurança para os pedestres. "Moro aqui e sempre tive dificuldade para atravessar a rua, agora os motoristas respeitam mais e param pra gente atravessar." Para a motorista de aplicativos Stefany Moraes, os condutores deveriam prestar mais atenção na sinalização. "A sinalização na rua já tem. Se os motoristas respeitarem o limite de velocidade, acredito que não teremos mais acidentes."

Já o taxista, Nilson, acredita que a sinalização ainda pode melhorar. "Acho a iniciativa positiva, principalmente para os pedestres, mas a faixa não interfere em nada na minha rotina de trabalho. Acredito que a prefeitura ainda poderia melhorar um pouco mais a sinalização e construir mais faixas como essa na cidade."

Teresópolis já conta com uma faixa elevada de pedestres, que fica na Avenida Presidente Roosevelt, que faz parte da BR-495, rodovia federal, e foi instalada pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), há cerca de 2 meses. A terceira faixa elevada de pedestres da cidade será na Rua Waldir Barbosa Moreira, em frente ao Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, e faz parte da última parte do projeto de revitalização do terminal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.