Teresópolis agora tem a primeira base de cavalaria da Polícia Militar fora da cidade do Rio de Janeiro. Foi inaugurado na última semana, pela Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro (SEPM), o 2º Destacamento do Regimento de Polícia Montada (RPMont). A nova unidade vai funcionar numa área de 5.560 metros quadrados na Fazenda Ermitage, onde está instalada a sede do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA), responsável pela coordenação dos batalhões operacionais da Região Serrana.
Com instalações para abrigar 10 animais, área de soltura e demais dependências necessárias para manter uma unidade operacional de cavalaria, o 2º Destacamento do RPMont estará em condições de atender demandas de policiamento nas áreas de atuação dos batalhões de Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios.
"A inauguração do 2º Destacamento do RPMont na Região Serrana representa mais um passo no processo de estender para o interior do estado nossas unidades especializadas e de operações especiais. Precisamos da integração das forças policiais com a sociedade, como ocorreu nessa obra em Teresópolis, com o poder público e a iniciativa privada caminhando na mesma direção e buscando o mesmo objetivo. É a Polícia Militar aumentando a sua presença no estado com tropas especializadas", ressaltou o secretário da SEPM, Coronel Luiz Henrique Marinho Pires, na inauguração.
O secretário ainda lembrou que este ano foi inaugurada uma companhia do BAC (Batalhão de Ações com Cães), em Macaé e, mais recentemente, equipes do GAM (Grupamento Aeromóvel) estão capacitando policiais de unidades do interior para operar com drones na Região dos Lagos e no Norte e Noroeste Fluminense.
Resultado de uma parceria público privada, o novo destacamento do RPMont será a primeira base da cavalaria fora da capital. Com uma sede em Campo Grande, Zona Oeste do Rio, o RPMont também mantém um destacamento no Jockey Club, na Lagoa, Zona Sul da capital fluminense. Além de missões de patrulhamento em áreas urbanas, como em grandes eventos públicos, o policiamento montado pode ser empregado também em locais mais remotos do interior, onde nem sempre as viaturas conseguem acessar.
Reunindo autoridades civis e militares e convidados, a solenidade contou ainda com a formatura de 24 policiais militares no 2º Curso Básico de Policiamento Montado. Executado no Esquadrão Escola de Cidadania entre 10 de novembro e 21 de dezembro, o curso destina-se a especializar e preparar os PMs para as ações de policiamento ostensivo geral montado.