Aumento de casos de dengue em Petrópolis

Por Richard Stoltzenburg

Prefeitura está intensificando as ações de combate

Dados do painel de monitoramento das arboviroses, vinculados ao Ministério da Saúde, apontam que Petrópolis registrou um aumento de 650% nos casos de dengue em 2023, quando comparado ao ano passado. Até o momento, 105 casos foram registrados na cidade. Os dados ainda mostram que 11 hospitalizações foram realizadas por conta da doença.

Apesar da alta, nenhum óbito, foi confirmado no município. A população entre 20 e 49 anos representa a maior parte dos casos confirmados. No Estado do Rio de Janeiro, foram registrados até o momento, 43.312 casos de dengue e 27 óbitos foram confirmados. Entre os sintomas da doença estão: febre acima de 38°, dor nas articulações, mal estar, falta de apetite e a aparição de manchas vermelhas pelo corpo.

Em todo o ano de 2023, são mais de 1,6 milhão de casos da doença e 1053 óbitos registrados no país. Os dados do Sinan ainda apontam que outros 217 permanecem em investigação e pouco mais de 50 mil pessoas permanecem hospitalizadas por conta da dengue, até dezembro deste ano. O vírus da dengue é transmitido pela picada de fêmeas do mosquito Aedes Aegypti infectadas. Entre as ações para combater a disseminação da doença são: proteger as áreas do corpo que o mosquito possa picar, com o uso de calças e camisas de mangas compridas, utilizar repelentes, evitar acúmulo de água parada em pneus, varandas, vasos de plantas e garrafas, manter caixas d'água e piscinas devidamente vedadas.