Retrospectiva: Teresópolis é referência em transparência

A Prefeitura de Teresópolis alcançou em 2023 excelentes posições entre os municípios do Estado do RJ em transparência e gestão pública

Por Bruno Bacil

Parque Municipal de Montanhas teve sua área de preservação aumentada em 2023

O ano de 2023 está chegando ao fim, e o Correio apresenta uma breve retrospectiva dos fatos mais relevantes em Teresópolis neste ano. A cidade teve destaque e reconhecimento no estado por sua melhora nos seus processos de transparência, o que facilita a fiscalização do cidadão e torna o município mais democrático. Por outro lado, o ano foi marcado também pelo incêndio no aterro sanitário do Fischer que causou transtornos na rotina dos teresopolitanos.

Transparência

A cidade obteve destaque no Radar da Transparência, divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com um índice de 78,71%, e saiu de 94º subindo para 8º lugar no ranking geral do Estado do Rio de Janeiro, somados os desempenhos do poder Executivo e poder Legislativo. Levando em conta apenas o Executivo, Teresópolis subiu de 94º para 5º. Esse resultado tornou a Prefeitura de Teresópolis a mais transparente da Região Serrana do estado em 2023.

Saneamento Básico

Teresópolis concluiu a concessão dos serviços de saneamento básico para a empresa Águas da Imperatriz, do Grupo Águas do Brasil. O contrato de concessão terá duração de 25 anos e envolve um investimento de quase R$1 bilhão em melhorias na coleta e tratamento de água e esgoto na cidade. A concessão busca cumprir as metas estabelecidas pelo novo Marco Legal do Saneamento Básico, que incluem atender 99% da população com água potável em cinco anos (atualmente Teresópolis atende 66% da população) e oferecer coleta e tratamento de esgoto para 90% das residências até 2033, podendo ser estendido até 2040.

Tecnologia e geração de empregos

Em 2023 Teresópolis também obteve avanços na área de Ciência e Tecnologia, o projeto "Geração TerêTec" se consolidou com a formatura de sua primeira turma e abertura de inscrições para a segunda turma. "Fico feliz em ver nossos jovens se aperfeiçoando em áreas da tecnologia. O 'Geração TerêTec' reforça o compromisso em gerar mais oportunidades de emprego e qualificação para a população. Ele se junta aos outros projetos de capacitação e qualificação lançados pela nossa gestão. Nosso objetivo é atender a demanda crescente do setor de TI em nossa cidade e ter mão de obra qualificada para atuar nas empresas e em empreendimentos que estão por vir", destacou o prefeito Vinicius Claussen.

Saúde

Na saúde, a cidade conquistou seu primeiro mamógrafo e aparelho de densitometria óssea. Pela primeira vez a cidade oferece esses serviços em sua rede pública. Além disso, o município adquiriu três novas viaturas para fazer o transporte de pacientes e ajudar no apoio à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal (COPBEA) e inaugurou um espaço odontológico em Vargem Grande, no terceiro distrito. Foi lançada também uma unidade Móvel de Saúde para atender moradores das áreas ainda não cobertas pela atenção básica.

Direitos das mulheres

No ano de 2023 Teresópolis recebeu sua primeira Sala Lilás, o local é equipado para fazer exames periciais e possui uma equipe multidisciplinar composta por policiais, assistentes sociais e enfermeiras para realizar os atendimentos especializados e humanizados. A integração dos serviços pretende ajudar as vítimas a se sentirem mais à vontade para relatar e falar sobre a violência sofrida. O projeto vem de encontro a uma necessidade do município que viu o número de estupros crescer em quase 40% neste ano em relação ao ano passado.

Chuvas

Como em todos os anos, as chuvas também afetaram a cidade durante 2023, alguns casos de deslizamentos e desabamentos ocorreram, assim como o fechamento de trechos da estrada Rio-Teresópolis. Para o secretário de Defesa Civil, Coronel Albert Andrade, o trabalho que vem sendo realizado evitou maiores prejuízos. "Ao longo dos anos a gente vem se preparando. Tivemos agora dois eventos recentes, no dia 18 e 31 de novembro, e pelo volume de chuva que nós tivemos a minha visão é que a cidade reagiu bem, apesar dos transtornos que nós tivemos. Foi um volume de chuva que ultrapassou os 10 milhões de litros de água, mas as consequências e o tempo que levou para voltarmos às condições de normalidade, principalmente na região central da cidade, estavam dentro do esperado pelo trabalho de prevenção que foi feito".

Meio Ambiente

No meio ambiente, a cidade continua com o Programa Municipal de Recuperação Florestal, que tem como objetivo plantar mais de 50 mil mudas de árvores nativas até o final de 2024 no centro da cidade e interior. "A proposta é reflorestar áreas degradadas com mudas de espécies variadas produtoras de flores e frutos, contribuindo com a reprodução e preservação de espécies da flora e da fauna do Bioma da Mata Atlântica e promovendo uma reconstrução paisagística mais rápida", afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro.

Neste mês de dezembro o município anunciou a expansão do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) em mais 820 hectares, aumentando sua área total de 4.397 hectares para 5.217 hectares de floresta. A nova área expandida segue os objetivos de assegurar a preservação dos fragmentos da Mata Atlântica e suas espécies raras; potencializar a realização de pesquisa científica, monitoramento e fiscalização; garantir atividades de observação de aves e de educação ambiental. Também contribui para impedir o crescimento desordenado em encostas e proximidade de rios, o que implica na segurança da população em áreas de risco. Além da proteção ambiental de seu território, o parque também fez ações de conscientização com moradores da região.

O ano de 2023 também ficou marcado pelo incêndio no aterro sanitário do Fischer. Ocorrido no dia 26 de junho, o incêndio acordou os moradores da cidade com uma forte fumaça que dificultava a circulação pelas ruas e causava mal-estar em quem ficava exposto a ela. Diversos serviços e aulas foram interrompidas por conta da fumaça. Após o incidente, o aterro foi definitivamente fechado, e os detritos passaram a ser levados para um aterro legal.

Mas a Prefeitura criou um benefício mensal para ajudar as famílias dos catadores que trabalhavam no Fischer, de onde tiravam sua renda. Além de promover programas sociais que ajudam essas famílias a se reinserirem no mercado de trabalho.