Por: Bruno D. Bacil - SERRANO

Operação Verão coíbe as infrações de trânsito

Operação Verão já apreendeu mais de 70 veículos irregulares e vai até o fim do mês | Foto: Divulgação/Ascom

Após a Operação Natal, que realizou ações de fiscalização de trânsito em todo o município de Teresópolis durante a véspera e as primeiras horas do Natal, a Secretaria de Segurança Pública articulou junto ao 30º Batalhão de Polícia Militar a Operação Verão, com o objetivo de intensificar a coibição de infrações e garantir um trânsito mais seguro para condutores e pedestres. Estão sendo fiscalizados o limite de velocidade nas vias urbanas e rurais, o respeito aos sinais de trânsito e a documentação de motoristas e de veículos, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Para o secretário municipal de Segurança Pública, Marcos Antônio da Luz, o aumento dos "rolezinhos", que vem acontecendo constantemente nas madrugadas de Teresópolis, motivou a operação. "O 'rolezinho' nada mais é do que a reunião de um grupo, feita por meio de redes sociais, whatsapp, para adulterar motos, tirar placa, cano de descarga, e fazer baderna nas ruas,com manobras arriscadas, empinando a motocicleta, cometendo crimes e infrações de trânsito, e isso coloca em risco a população. Além, é claro, do incômodo sonoro durante as madrugadas".

A ação foi lançada no mês de dezembro e, segundo a secretaria, é pioneira no estado. Além da Secretaria de Segurança Pública e do 30º Batalhão de Polícia Militar, compõem a operação conjunta a Guarda Civil Municipal (GCM), a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), a 110ª Delegacia de Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal. As fiscalizações ocorrem em todo o município, na área central e no interior, em diversos horários e seguem até o final do mês de janeiro.

População segue preocupada

Casos como o ocorrido no último dia 15 de dezembro em que uma mulher de 49 anos foi atropelada, no bairro do Comary, por um motociclista que estava empinando sua moto, vem preocupando a população, que pede mais operações do tipo durante todo o ano.

"Nós vivemos uma insegurança muito grande em relação a esses motoqueiros que andam sem placa, às vezes sem capacete, em alta velocidade e fazendo manobras arriscadas. Fora a barulheira durante a noite, que não deixa nós, que trabalhamos e acordamos cedo, descansar. Essa operação vem numa boa hora e deveria se estender por todos os bairros e durar todo o ano, não só no verão, para que os infratores sintam que estão sendo monitorados", afirmou o morador da Várzea, Fernando Silva.

A operação, até agora, resultou em mais de 70 apreensões de motocicletas. "Eu e a população já notamos uma sensível diferença em relação às badernas que vinham ocorrendo, acredito que a operação já começa a surtir o efeito esperado", afirmou o secretário Marcos Antônio da Luz

Denúncia

Irregularidades como veículos com cano de descarga aberto, falta de placas, avanços de sinal e "bandalhas" no trânsito, como retorno em local não permitido e circulação em faixas de pedestres ou calçadas, podem ser denunciadas pelo número 153, da Guarda Civil Municipal. A ligação é gratuita e não necessita identificação.

Combate ao comércio ambulante irregular

Ampliando as ações da Operação Verão, as equipes da GCM e da PM, mantém fiscalização e atuação de vendedores ambulantes no centro da cidade. O objetivo é identificar os que têm autorização da prefeitura para exercer a atividade, por meio do programa "Tô 100% Legal", e orientar os que não têm, muitos deles de outras cidades, para que não insistam na prática, a fim de evitar a apreensão de suas mercadorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.