Por: Bruno Bacil

Obra da Feirarte deve ser concluída neste semestre

Obra na praça de alimentação está em andamento | Foto: Bruno Bacil

Prevista para ser entregue em janeiro de 2023, as obras de revitalização da Feirinha do Alto (Feirarte), na praça Higino da Silveira, seguem sem conclusão. O projeto de remodelação e de requalificação dos 20 mil metros quadrados da praça foi concebido pela prefeitura de Teresópolis e faz parte do programa "Terê Tão Bela", que propõe o resgate da identidade de Teresópolis e do sentimento de pertencimento da população, por meio de intervenções urbanas estratégicas. Apesar de ser idealizado pela prefeitura de Teresópolis, a verba vem do Governo do Estado, que aprovou o projeto, e através da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP-RJ), fiscaliza a construtora contratada e os eventuais ajustes do projeto durante a execução.

Com início em julho de 2022, as obras já tiveram o seu início retardado por conta de recurso apresentado por uma das participantes da licitação que escolheu a empresa responsável pela reforma. Segundo a secretária municipal de Turismo, Elizabeth Mazi, além da chuva, que diminui o ritmo no início das obras em uma das fases mais complexas do projeto, a interrupção do repasse da verba pelo Governo Estadual foi um dos responsáveis pelo atraso. "Nós ficamos de novembro do ano retrasado até julho do ano passado sem repasse do governo do Estado, que é responsável pelo custeio da obra. Foi uma coisa fora do que a gente esperava. Mesmo assim a EMOP-RJ conseguiu, graças a intervenção do prefeito, manter a obra funcionando (mesmo que em um ritmo mais lento), e ficamos apenas 15 dias com a obra parada, mas o canteiro de obras ficou montado. Fomos tentando adiantar ao máximo, e agora conseguimos retornar com força total".

Em visita ao local, a reportagem do Correio presenciou o trabalho de funcionários no canteiro de obras. Segundo a Associação Livre da Feirinha do Alto (Alfa), que representa os cerca de 540 expositores da Feirarte, apesar de um pequeno recesso de ano novo, os funcionários têm trabalhado ininterruptamente, inclusive aos sábados e domingos, mas sem prejudicar o funcionamento da Feira. Nesta fase, as obras estão sendo feitas na área da praça de alimentação, onde funcionava a antiga estação de trem do Alto. "A área de alimentação que é a construção mais complexa está indo a passos largos. Tem algumas coisas bem detalhadas, fluxo de ar para exaustão, bombeiros, toda a parte vai ficar com uma assepsia muito mais fácil, será uma área de alimentação muito mais convidativa e vai elevar bastante o patamar do consumidor que vai buscar a Feirinha", afirmou, Elizabeth Mazi, secretária de Turismo.

Dividida em fases e quadrantes, para não prejudicar ainda mais a rotina da Feira, a construtora já liberou, parcialmente, o setor 3, que está em processo de acabamento. As barracas, que durante as obras ficaram na quadra de esportes, já retornaram para seus lugares, assim como o espaço destinado para um mercado orgânico, que já está em processo de acabamento e paisagismo.

O presidente da Alfa, Jaime Palmares, acredita que apesar das dificuldades enfrentadas durante as obras, os expositores serão recompensados com a nova estrutura. "Teremos um impacto importantíssimo ao final das obras. Para vocês terem uma ideia, as pessoas que passam hoje por esse setor que foi entregue, mesmo que parcialmente, têm ficado encantadas. Os novos banheiros, por exemplo, que também já estão funcionando, vêm sendo bastante elogiados pelas pessoas, o que é muito importante, pois aqui o perfil de frequentadores é de famílias inteiras, de avós aos netos. O entorno da feira também será beneficiado, os imóveis serão valorizados e a Feirarte vai se consolidar ainda mais como o principal ponto de referência turística da cidade, atraindo novos visitantes e trazendo dinheiro novo para o município", afirmou Jaime.

A previsão é que as obras sejam concluídas ainda esse ano. "Realmente falta bastante coisa ainda. Temos a parte dos dois quadrantes de cima para serem iniciadas, pois a obra foi dividida em fases para tentar minimizar o prejuízo dos expositores. A primeira parte foi a mais complexa, onde os desafios foram maiores, pois toda a parte de estrutura hidráulica e elétrica foram entendidas ali e agora já estamos indo para os 40%", destacou a secretária de Turismo, Elizabeth Muzi.

A Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelas obras, afirmou que a conclusão está próxima. "A EMOP-RJ informa que a obra na Feirinha de Teresópolis está em andamento. A reforma vem sendo realizada em quadrantes, com o objetivo de manter as atividades da feirinha. A revitalização da Feirinha de Teresópolis teve início em 07 de julho de 2022. O investimento nas melhorias é de R$ 12,9 milhões. A previsão de entrega é para abril de 2024".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.