Prefeito se reúne com Castro nas ações pós chuvas no RJ
Claussen avalia como positivo trabalho preventivo em Teresópolis
O prefeito Vinicius Claussen participou nesta terça-feira (16), de uma reunião no Palácio Guanabara com o Governador Cláudio Castro, representantes do governo federal, prefeitos e outras autoridades. Na pauta, ações para auxiliar na recuperação dos municípios fluminenses afetados pelas chuvas do último fim de semana.
Claussen avaliou de forma positiva o trabalho de prevenção feito no município, e destacou que mantém contato com o Estado e a União em busca da aprovação de recursos para obras de infraestrutura. "Teresópolis, felizmente, não sofreu com a mesma chuva que afetou a capital e municípios da Baixada Fluminense. Desde outubro do ano passado o programa Limpa Rio está em Teresópolis desassoreando rios, o que contribuiu muito para que a cidade suportasse bem o volume de chuva que caiu nos últimos dias. Temos importantes projetos de contenção de encostas em andamento na Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas do Governo do Estado e também de macrodrenagem, inscritos no Novo PAC, totalizando mais de R$ 59 milhões em investimentos. São algumas ações que estão em andamento pela segurança da nossa população", destacou o prefeito.
Chuva em Teresópolis
De sexta-feira (12) a segunda-feira (15), a Defesa Civil registrou 17 ocorrências, oito relacionadas a deslizamentos de terra e cinco de queda de árvores. Os maiores volumes de chuva registrados foram na madrugada de sábado (13) para domingo (14), com 111,6 milímetros de chuva no Vale da Revolta e 97,4 milímetros no Barroso em um período de 24 horas.
Em consequência das chuvas ocorridas entre domingo (14) e segunda-feira (16), 10 pessoas ficaram desalojadas, seis no bairro do Fischer e quatro em Vargem Grande. No Fischer, as casas estão interditadas e a família já está sendo assistida pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Os desalojados estão na casa de parentes, e estão sendo encaminhados pela secretaria para receber o aluguel social.
Em Vargem Grande, a Defesa Civil recomendou que a família saísse da residência devido a um poste que estava com risco de queda sobre o local. Após a Enel resolver a situação, os moradores retornaram com segurança para a casa. Para o secretário municipal de Defesa Civil, coronel Albert Andrade, o trabalho feito a longo prazo vem mostrando resultados. "Foram 5 anos de muito trabalho e nós temos colhido alguns frutos relacionados aos números dos impactos causados pelas chuvas. Estamos sujeitos aos impactos, assim como em todas as cidades, mas com o volume de chuvas que nós temos tido aqui os resultados são muito significativos na redução do número de ocorrências registradas."
Apesar da avaliação positiva, o secretário de Defesa Civil destaca a importância dos sistemas de alerta e alarme para a segurança da população. "O importante é que nesses períodos de chuva prolongada, onde nós temos a chuva se manifestando por vários dias seguidos, os valores acumulados fazem com que o solo fique muito encharcado. E quando o solo está encharcado a possibilidade de movimentos de massa, deslizamentos, é muito amplificada. A dica para a população é que fiquem atentos aos alertas da Defesa Civil que são enviados via sms, redes sociais e canais de comunicação da prefeitura e que caso essas pessoas residam nas comunidades com sistema de alerta e alarme, se ouvirem o som da sirene informando a necessidade da saída dessas pessoas, que elas procurem um local seguro ou o ponto de apoio, e que só retornem para residência após o toque de desmobilização", destacou o coronel Albert Andrade.