Por Laís Lima*
Nos primeiros 45 dias de 2024, a Enel Distribuição Rio registrou 390 ocorrências causadas por descargas atmosféricas na Região Serrana. Este número representa cerca de 5% do total de ocorrências na rede elétrica da distribuidora na Região Serrana. Nos 45 primeiros dias de 2024, foi registrado um total de 6.500 rios.
A Enel Rio atende 66 municípios do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual com cobertura de uma área de 32.188km. Além de emitir alertas de chuvas, ventos e fortes descargas atmosféricas,o monitoramento auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede distribuidora.
Cuidados em casos
de alagamentos
Retirar equipamentos da tomada e deixá-los fora do alcance de água; nunca escale postes ou torres de energia elétrica para se proteger das enchentes; no caso de rompimento de fios elétricos, a orientação é ficar distantes, evitando se aproximar de cabos, e acionar imediatamente a Enel; não encoste em objetivos metálicos, semáforos, poste de iluminação pública, antes de religar os disjuntores.
Cuidados fora de casa
Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, toldos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; se for possível, se proteja em um local coberto até o final da tempestade.
Cuidados dentro
de casa
Evitar o uso de celulares, secador de cabelo e aparelhos ligados à tomada; evitar conserto de instalações elétricas.
*Estagiária