Por Laís Lima*
O trânsito virou um cenário preocupante em Nova Friburgo devido ao aumento no número de acidentes. Segundo o Corpo de Bombeiros RJ, a corporação foi acionada para 57 ocorrências relacionadas a acidentes de trânsito (capotagens, colisão,quedas de veículos e atropelamentos) de 1°de janeiro a 25 de fevereiro de 2024, em Nova Friburgo.
No último fim de semana, por exemplo, um acidente na madrugada de sábado, 02 de março, envolvendo um carro e uma moto, na Avenida Conselheiro Julius Arp, deixou uma pessoa gravemente ferida. Já na Estrada Friburgo-Lumiar aconteceu outro acidente com carro e moto, no domingo, 03 de março. O passageiro da motocicleta ficou ferido e as crianças que estavam no carro ficaram em choque, disseram testemunhas.
Segundo o major Fábio Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros RJ, os principais motivos de acidentes de trânsito na região são dirigir embriagado, com sono, cansaço .
Por meio de nota, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que, "a Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) tem realizado ações para diminuir os índices de acidentes do município, além disso, uma parceria entre a prefeitura e a Polícia Militar, através do Programa Estadual de Integração da Segurança -Proeis, está promovendo blitz em dias e locais aleatórios, modo de coibir diversas irregularidades no trânsito".
A Smomu ressaltou ainda que também é necessária uma atuação coletiva para mudar essa realidade: "O poder público precisa da conscientização e a colaboração da população para que a cidade tenha redução efetiva no número de acidentes de trânsito, uma vez que a maioria das ocorrências registradas são decorrentes da imprudência e desatenção".
*Estagiária