Por Isabella Rodrigues*
Friburgo deu um passo importante em direção à sustentabilidade ambiental com a recente implementação de três novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) do Projeto Trata Óleo. Em parceria com a concessionária Águas de Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável instalou os PEVs nas instituições Cederj, Cefet e UFF.
A ação não se limitou apenas à instalação dos PEVs. A equipe de educação ambiental visitou as instituições educacionais da cidade, como parte de um esforço para sensibilizar os alunos sobre os impactos negativos do descarte inadequado de óleo vegetal. Entre os problemas destacados estão o entupimento de encanamentos, a impermeabilização do solo e a poluição das águas.
Essa iniciativa faz parte de um esforço maior do projeto, que já conta com diversos PEVs em todo o município. Além das instituições mencionadas, os pontos de entrega voluntária estão presentes em locais estratégicos, como nas secretarias de Meio Ambiente e de Educação, no pátio da Prefeitura de Nova Friburgo e em várias escolas municipais, incluindo Jardel Hottz, Pastor Schlupp, Padre Rafael e São José, todos acessíveis à população.
É importante ressaltar que essa iniciativa está alinhada com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), como o acesso à água potável, estímulo a cidades sustentáveis e consumo responsável. Esses objetivos buscam assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água, promover o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e reduzir a geração de resíduos por meio da reciclagem e reutilização.
*Estagiária