Por: Leandra Lima - PETR

Fotógrafa friburguense ganha concurso nacional de fotografia

Graziela Bragança foi premiada no concurso Encontro Nacional Fotografia de Família | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Laís Lima*

A fotógrafa friburguense Graziela Bragança foi premiada no concurso Encontro Nacional Fotografia de Família (Enffa). O evento é um dos maiores no setor no país e reúne profissionais de vários estilos de artes fotográficas do país.

"Ganhar o concurso do Enffa foi como renascer na fotografia, foi uma grande virada de chave, principalmente pelo nicho que realizei fotografia Fine ART, que é um dos meus estilos favoritos. Ouvir que somos bons em alguma coisa é surreal, mas ter um reconhecimento assim, nos mostra realmente quem estamos nos tornando. Ouvi relatos de outros profissionais que estavam no concurso, eles enviaram de três a cinco fotos e eu enviei apenas uma, e essa única que me fez ganhar o primeiro lugar. No começo nem acreditei, parecia que eu iria explodir de tanta alegria", contou a fotógrafa.

O concurso aconteceu no início deste ano, mas o evento com palestras e workshop acontecerá em setembro, em São Paulo. "Os organizadores do Enffa me convidaram para palestras em setembro no evento que terá em São Paulo, que será totalmente gratuito e importante para quem quiser ingressar na área", finalizou.

Quem é Graziela

Contar e registrar histórias através das lentes de sua câmera. É ao que se dedica a friburguense Grasiele Bragança, fotógrafa há mais de 12 anos. "Desde muito pequena sempre fui apaixonada por fotografia, inclusive as mais antigas, sempre ficava deslumbrada com um caixinha de retratos da família. Meu primeiro contato com essa arte foi usando uma câmera digital emprestada e fotografando uma prima, as pessoas gostavam do que viam e eu mais ainda", contou a fotógrafa.

Sua paixão pela arte da fotografia começou muito antes, há pouco mais de dez anos. Grasiele conta que foi em 2012 quando começou a trabalhar oficialmente na área. "Foi a primeira foto em que eu recebi dinheiro por aquilo, os primeiros ensaios foram externos e eu fui me apaixonando ainda mais pela profissão, de cara, não fiz nenhum curso, fui aprendendo tudo sozinha. Na época, não tinha muita essa modernidade de aprender com internet. Meu estúdio é localizado em Santa Cruz, foi inaugurado no dia 08 de maio de 2021. Hoje em dia, trabalho na área de fotografia de eventos, família, newborn, retrato corporativo e Fine ART", enfatiza.

Para quem quiser seguir na área, a fotógrafa indica que "inicie um curso bacana, pratique bastante, construa sua própria identidade. Porque o conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar da gente", indica.

*Estagiária