Por: Leandra Lima

Programa "Fratura Zero" no sábado

Doenças afetam mais de 10 milhões de brasileiros a todos os anos | Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A Prefeitura de Petrópolis em conjunto com o Centro Municipal de Ortopedia Doutor Henri Michel Grognét (CMO), do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) dará início no próximo sábado (27), ao programa "Fratura Zero", que tem objetivo de fornecer informações, tratamento adequado e acessível para pacientes com doenças osteoarticulares. A ação também visa prevenir fraturas decorrentes da osteoporose.

O programa receberá 20 pacientes portadores de osteoporose e outros 20 com artrose nos joelhos. Os trabalhos vão começar, às 8h, para a primeira leva que possui osteoporose, onde será dado início ao tratamento com a primeira aplicação da medicação Prolia Denosumabe, uma injeção subcutânea que diminui a absorção óssea. Após, será oferecido palestra para sanar dúvidas em relação ao tema.

Na parte da tarde, haverá viscossuplementação, destinado a outra parcela de pacientes com artrose. O procedimento envolve a aplicação de ácido hialurônico intra articular, guiado por ultrassom e é realizado sob técnica asséptica pelos médicos especializados.

Doenças comuns

Essas são doenças são frequentes, segundo o Ministério da Saúde (MS) cerca de 50% das mulheres e 20% dos homens com idade igual ou superior a 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica ao longo da vida, esse problema afeta uma média de 10 milhões de brasileiros. Dentro desses dados, foi apontado pelo o órgão federal, que apenas 20% das pessoas identificam a patologia que provoca 200 mil mortes por ano no país. Já a Artrose prejudica aproximadamente 15 milhões de indivíduos, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), ressalta que a enfermidade pode iniciar antes dos 40 anos, porém é mais frequente após os 60.