RPPN Fazenda Suspiro abre Centro de Convivência

Em Teresópolis, nova iniciativa reforça laços com unidades de conservação e promove integração com a comunidade

Por Redação

O evento contou com a participação dos alunos da E.M. José Duarte Magalhães

Foi inaugurado em Teresópolis o Centro de Convivência e Interpretação Ambiental da RPPN Fazenda Suspiro, que contou com a participação de estudantes do 5º ano da E.M. José Duarte Magalhães. Realizado pelo setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, RPPN Fazenda Suspiro e Projeto de Educação Ambiental Itinerante - Ecomóvel, contou a parceria do Parque Estadual dos Três Picos (PETP), Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) e a Concessionária Águas da Imperatriz.

O encontro aconteceu na manhã da última quarta-feira (24). Foi desenvolvido um ciclo com diferentes atividades interpretativas com assuntos ligados à conservação, meio ambiente, bens hídricos e elementos da nossa biodiversidade.

"Conseguir levar os alunos da E.M. José Duarte Magalhães foi incrível, pois esta escola está situada próxima ao entorno da RPPN Fazenda Suspiro e do Parque Estadual dos Três Picos. Incentivar a visitação das escolas nas Unidades de Conservação é extremamente importante, pois geram muitos benefícios ligados a geração de conhecimento, conexão com a natureza, além de incentivar o sentimento de pertencimento. Quando nos sentimos integrados ao território, nosso olhar sobre meio muda, as relações se entrelaçam e o sentimento de cuidado se torna cada vez mais presente," relatou Victória Canto, coordenadora de Educação Ambiental SMMA.

Programação

O encontro começou com a recepção dos alunos por meio de um café da manhã e uma apresentação da Bióloga e Coordenadora de Educação Ambiental da SMA, Victória Canto, sobre o panorama das Unidades de Conservação e o motivo do evento.

O proprietário e gestor da RPPN Fazenda Suspiro, Antônio Nelson, destacou sobre a sua importância em relação à proteção e distribuição hídrica para a comunidade do entorno e ressaltou os motivos históricos da sua criação.

O biólogo chefe do PNMMT, Vitor Cunha, falou sobre o trabalho de monitoramento da fauna silvestre realizado no Parque Municipal. Através da exibição de vídeos das câmeras de filmagem, os alunos puderam, por meio de um jogo de adivinha, conhecer as principais características de diferentes espécies de mamíferos da Mata Atlântica: Gato-do-mato (Leopardus tigrinus), Onça-parda (Puma concolor), Paca (Cuniculus paca) e Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous).

Foram apresentadas várias atividades relacionadas às áreas protegidas, zona de amortecimento e RPPNs do entorno, importância de preservação das florestas e atividades sobre o combate aos incêndios, foram abordados durante as dinâmicas.