Aumento de mortes por dengue no interior
Por Laís Lima*
A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo divulgou boletim de dengue atualizado (período de 01/01/24 a 24/04/24), até agora, há cinco mortes confirmadas em decorrência da dengue, outras três mortes seguem em investigação pela Comissão de investigação de Óbitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ) na cidade.
De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde, todos os pacientes eram idosos e possuíam comorbidades (doenças crônicas). Entre as vítimas estão uma mulher e dois homens com idades entre 70 e 79 anos. De acordo com o boletim foram 2.998 casos notificados, 1.284 casos positivos e 1.709 casos negativos.
Ao ser questionada pelo Correio sobre o aumento de casos no município e o combate à dengue, a Prefeitura esclareceu que "por meio do Comitê de Mobilização Contra a Dengue, a prefeitura promove campanhas de conscientização frequentemente, de modo a alertar a população sobre os riscos da proliferação do mosquito e as maneiras de como eliminar possíveis focos".
"Além disso, também estamos promovendo mutirões todos os fins de semana. Até o momento já foram realizados três apenas no bairro de Olaria, o mais populoso da cidade e com maior incidência de dengue, além do Cordoeira e outros bairros. Nesta sexta-feira, 26, o mutirão se concentra no distrito de São Pedro e, no sábado, 27, será a vez do bairro Santo André, que fica no distrito de Conselheiro Paulinho", finalizou a Prefeitura.
*Estagiária