Por: Leandra Lima - PETR

Parque Estadual em Friburgo recebe projeto inclusivo

A iniciativa abre portas para a inclusão, proporcionando uma experiência única | Foto: Divulgação

No Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, fica localizado o Pico do Caledônia, com 2.257 metros de altitude. No último domingo (05), o Projeto Montanha Solidária abriu suas portas à inclusão, recebendo Sonia Garcia, uma cadeirante. Com o apoio de voluntários e guarda-parques, ela alcançou o cume da montanha, após uma jornada de quatro quilômetros, com duas horas de caminhada.

"Nosso parque oferece tesouros para todos explorarem, independentemente das limitações de mobilidade", enfatizou Bernardo Rossi, secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Rominique Schmidt, coordenador do Núcleo de Montanhismo, destacou a importância da solidariedade testemunhada e do acesso inclusivo.

O Projeto Montanha Solidária visa tornar locais montanhosos acessíveis a todos, proporcionando uma experiência única. Com uma cadeira de rodas especial, a iniciativa abre portas para a inclusão, permitindo que qualquer pessoa, independentemente de suas limitações físicas, alcance os cumes mais altos.

O Parque Estadual dos Três Picos, com seus 65 mil hectares, é um santuário de biodiversidade reconhecido internacionalmente pela BirdLife International. Além de seu novo núcleo em Teresópolis, abrange partes de outros municípios, promovendo a conservação de aves e da natureza em toda sua grandiosidade.