Por: Leandra Lima - PETR

Festival de Luzes em Nova Friburgo

Obra Disco Ball | Foto: Reprodução/Montanha Filmes

Por Isabella Rodrigues*

Começou o LUMI - Festival de Luzes de Nova Friburgo envolvendo o público com um espetáculo de cores e formas. O evento tem a Praça Dermeval Barbosa Moreira como palco central, e é uma das celebrações pelos 204 anos da cidade.

O festival conta com instalações artísticas, a Trama, Mus_go, Disco Ball, Aguayo, #L1 After Dan Flavin, Ambientes Infláveis, Totem 1 e Convergência. As obras utilizam a luz como matéria-prima, que tomarão conta da cidade, promovendo uma imersão luminosa que transcende o cotidiano. O LUMI é um dos primeiros festivais de luzes do Brasil, e está na sua segunda edição em Friburgo.

A curadoria é de Guto Nóbrega, artista, pesquisador e educador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E conta com treze artistas locais, de outro estado e internacionais, entre eles estão Artur Cabral, o Coletivo Resistência Artística (Mario Moreira, Tiago Viana, Cherman Serafim), Diego Alberti, Fernando Velazquez, Hugo Richard, Natali Tubenchlak, Núbia Gremian, Tosth, Vamoss, Guilherme Durão e Vigas.

O patrocínio foi feito pelo Programa Energisa Cultural, que visa promover a diversidade cultural em áreas de atuação do Grupo Energisa. Apenas em Nova Friburgo, quatro projetos foram incentivados no ano passado, com um valor total de R$1 milhão, através do Instituto Energisa (Usina Cultural).

A inspiração veio do livro "Serpente Cósmica", do antropólogo Jeremy Narby, que estabelece conexões simbólicas entre a cosmogonia dos povos originários, suas práticas rituais com medicinas da floresta e o fenômeno científico da biofotônica, revelando que todos os seres vivos emitem uma luz delicada, porém vital para a regulação dos organismos. Essa analogia entre as mirações visionárias dos xamãs e nossas luzes internas, derivadas do DNA, fez o LUMI proporcionar ao público uma experiência mágica, iluminando o centro da cidade com obras de arte que refletem a conexão entre seres humanos e a luz que os permeia.

Sua estreia oficial foi no dia 9, quinta-feira, e terá 20 dias de muita luz, se encerrando em 25 de maio. Até lá, o evento promete atrair o público para uma experiência única.

*Estagiária