Por: Leandra Lima - PETR

Conselho Comunitário discute avanços na Segurança Pública

No encontro foram abordados temas de segurança pública | Foto: Divulgação/Impressa

Por Vinicius Barros*

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança de Teresópolis, nesta terça-feira (14), marcou um importante momento para a cidade, reunindo autoridades locais e representantes dos poderes públicos da segurança municipal, estadual e federal. Neste encontro, foram abordados diversos temas cruciais relacionados à segurança pública da região, com destaque para os baixos índices de criminalidade.

Sob a presidência da Elizabeth Barbosa e a participação dos membros natos, como o tenente-coronel Ferreira, comandante do 30° Batalhão, e Márcio, delegado titular da 110ª DP, o encontro contou também com a presença do coronel Peixoto, comandante do 7º CPA, Marcelo, chefe da 4° Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, e outros representantes dos poderes públicos municipal, estadual e federal.

Durante a reunião, diversos temas relacionados à segurança pública da região foram discutidos, com destaque para os baixos índices de criminalidade da cidade. Além disso, foi apresentado o novo QR Code do 30º Batalhão, uma ferramenta inovadora que visa facilitar a comunicação da população com a Polícia Militar, promovendo uma maior proximidade e agilidade no atendimento às demandas.

No que diz respeito aos números referentes aos crimes na região, segundo dados apresentados na reunião, sobre o comparativo de abril de 2023 e 2024 divulgado pela Secretaria de Estado da Polícia Militar da 7ª Região Integrada de Segurança Pública, da 30ª Área Integrada de Segurança Pública, observa-se algumas variações significativas. Por exemplo, a letalidade violenta, que registrou quatro casos em 2023, não teve nenhum registro neste ano. O roubo a veículos também zerou nesse período. No entanto, em outros crimes, como o roubo a transeunte, manteve registro de apenas um caso em ambos os anos, e o roubo a estabelecimento comercial, que teve uma redução de dois para um caso. Já o furto a transeunte diminuiu de três para dois casos. Em relação ao roubo a residência e roubo após saque em instituição financeira, não houve registros.

Os dados refletem uma tendência positiva em relação à redução da criminalidade na região de 60% comparando o mês de abril de 2023 ao de 2024. Embora seja necessário continuar com os esforços e investimentos em políticas públicas de segurança para manter essa trajetória.

*Estagiário