Por: Leandra Lima - PETR

Nova Friburgo recebe festival Sesc RJ de dança celebrando a cultura Afro-Brasileira

Festival contribui para as discussões sobre racismo | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Por Laís Lima*

Um dos maiores festivais de dança do país, o festival Corpo Negro, está chegando a Nova Friburgo esta semana. Realizado pelo Sesc RJ, o evento chega à sua quarta edição, apresentando espetáculos criados e executados por artistas negros. As performances serão realizadas na unidade do Sesc na cidade e na Rodoviária Urbana, no centro. A programação vai até o dia 25 de maio e todas as atrações serão gratuitas.

Os espetáculos de dança começam nesta quarta-feira (22), às 14h, na Rodoviária Urbana, com a performance "Debandada", do grupo carioca DeBonde. Em seguida, haverá o espetáculo "Kunté" da Laborative Dance Company, companhia de dança urbana local. Coreografado por Douglas Felizardo, "Kunté" combina as experiências sociais e cênicas dos intérpretes, contando histórias de lutas e conquistas por meio de movimentos que transcendem barreiras raciais e sociais.

Logo após, será a vez da performance "Arte e Ginga", do grupo Ginga Brasil, que apresentará diversas formas de samba, desde suas raízes afro até as técnicas de mestre-sala e porta-bandeira, passistas e gafieira.

No teatro do Sesc Nova Friburgo, as apresentações começam na quinta-feira (23), às 19h, com o espetáculo "Originais do Charme na Área", que retrata os clássicos passinhos dos bailes de charme dos anos 1980 e 1990. Encerrando as performances no Sesc, no domingo (26), a Cia de Aruanda apresentará o espetáculo infanto-juvenil "Brincantes" às 16h, com música ao vivo e contação de histórias que exploram o folclore e a temática negra, misturando diversas manifestações culturais brasileiras.

O Sesc também exibirá filmes da mostra audiovisual nos dias 23 e 24 de maio, com o curta-metragem "Idu - O Astronauta Massai", o documentário "Dionísio, um Mestre" e o documentário "Black Rio! Black Power!". Além disso, o público poderá participar de oficinas de danças urbanas com Douglas Felizardo e dançarinos da Laborative Dance Company, com três horas de duração.

Sobre o festival

O festival de dança Corpo Negro teve início no dia 28 de abril no Rio de Janeiro e está acontecendo em outras oito cidades do estado. A programação se estende até o dia 31 de maio em unidades do Sesc RJ, escolas, universidades e espaços públicos, recebendo 32 grupos dos estados do Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo.

O projeto visa fortalecer o segmento da dança, gerar empregabilidade e proporcionar visibilidade, além de ser um ponto de partida para o maior protagonismo negro na cultura brasileira. O festival contribui para as discussões sobre racismo estrutural e a implementação de ações coletivas em diversos setores da sociedade, incluindo a educação básica.

Estagiária*