Por: Leandra Lima - PETR

Lei Seca registra mais de 36 casos de alcoolemia durante o fim de semana

No município 36 motoristas alcoolizados foram apanhados | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Laís Lima*

No último final de semana, a 'Operação Lei Seca' flagrou 375 motoristas dirigindo embriagados, em todo o Estado do Rio de janeiro, inclusive em Nova Friburgo, foram abordados pelos agentes 36 motoristas, que  foram apanhados pelo bafômetro, dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas. De acordo com a Lei Seca nos últimos dias 10 e 12 de maio, foram pegos 48 motoristas embriagados no município.

De acordo com o Detran RJ , responsável pelas ações, as fiscalizações são realizadas diariamente em todo o estado para que as pessoas se conscientizem dos ricos da 'mistura álcool e direção', além de reforçar a mensagem da Operação Lei Seca "Se beber não Dirija ". Quem for flagrado sob efeito de álcool, com até 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido,  pode ser  enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro, que se resume em  infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa e a suspensão de dirigir por 12 meses .

Outra penalidade prevista é a retenção do veículo até a apresentação de outro condutor habilitado em condições de dirigir, em caso de residência em menos de 12 meses, valor da multa será de R$ 3.830,80.

A reportagem questionou a prefeitura de Nova Friburgo sobre esse aumento de casos e se a mesma estaria promovendo campanhas de conscientização, mas até o momento não houve resposta.

Estagiária*