Por: Leandra Lima - PETR

Projeto 'Aldeia da Criança' completa 55 anos

Aldeia da Criança possui trabalho com crianças, adolescentes e famílias em situações de risco e pobreza | Foto: Redes Sociais/Reprodução

Por Laís Lima*

A Aldeia da Criança, uma organização não governamental sem fins lucrativos, foi fundada pelo Padre alemão Herman Josef Wust com o objetivo de acolher crianças e adolescentes abandonados ou em situação de risco em todo o estado do Rio de Janeiro.

Com mais de 55 anos de atuação, a Aldeia da Criança continua a apoiar crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e pobreza, promovendo o desenvolvimento local e comunitário por meio de diversas ações e serviços gratuitos.

Além do acolhimento, o projeto promove intervenção social com espaços voltados para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens. Oferece atividades socioeducacionais, esportivas, artísticas, educacionais e culturais no contraturno escolar das escolas públicas.

Desde sua fundação, a entidade se dedica ao desenvolvimento comunitário e à defesa dos direitos humanos, com foco nas crianças e adolescentes, participando ativamente dos sistemas de proteção à criança e de direitos humanos, bem como nos conselhos de direitos.

Conheça o projeto

O projeto começou em Amparo, onde foi construída uma grande unidade escolar que funcionou por mais de 15 anos. Desde 2010, o espaço está em comodato com a prefeitura, inicialmente para a Casa de Passagem e depois para abrigar famílias durante a tragédia de 2011. Em Conselheiro Paulino, a Aldeia da Criança construiu a creche Frans Haug com a ajuda de alemães.

Para crianças e adolescentes, a Aldeia da Criança oferece atividades no contraturno escolar em Conselheiro Paulino.

Estagiária*