Bicentenário da Imigração Alemã é homenageado com edição de livro

Para enriquecer ainda mais a narrativa, o livro apresenta o diário inédito de Ernst Hasenclever (1814-1869), traduzido do alemão.

Por Leandra Lima - PETR

Lançamento do livro será na sede da fundação

Por Isabella Rodrigues*

No sábado (4), a partir das 18h, será lançado o livro e a exposição "A Pequena Alemanha - 200 Anos da Imigração Alemã em Nova Friburgo", na sede da Fundação D. João VI. O livro será lançado em comemoração ao ano do bicentenário da imigração alemã no Brasil, e a cidade já está se preparando para celebrar de forma especial esse marco histórico.

A organização do livro foi feita por Débora Bendocchi Alves e Vanessa Cristina Melnixenco, e aborda desde as negociações iniciais até o estabelecimento dos colonos na vila, destacando aspectos como a religião luterana. A obra conta com três artigos de pesquisa histórica, incluindo um do pastor Adélcio Kronbauer e uma reflexão do atual pastor da Igreja Luterana de Nova Friburgo, Gerson Acker.

Para enriquecer ainda mais a narrativa, o livro apresenta o diário inédito de Ernst Hasenclever (1814-1869), traduzido do alemão. Hasenclever, um comerciante alemão que chegou a Nova Friburgo em 1840, deixou anotações e desenhos que oferecem uma visão única da época. O objetivo do livro e da exposição é resgatar e democratizar a história da chegada dos colonos alemães em solo friburguense, além de contribuir para políticas públicas, culturais e educacionais relacionadas à memória da cultura local.

As comemorações não se limitam apenas à data do lançamento. A exposição, gratuita e aberta ao público, estará disponível do dia 5 de maio a 4 de agosto. Os visitantes poderão apreciar a mostra aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h, e de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Além disso, a exposição contará com esculturas e pinturas do renomado artista internacional Guy Laramée, cujo trabalho se relaciona diretamente com a história da família do homenageado. O artista, conhecido por sua singularidade artística, trará uma perspectiva contemporânea da cidade, conectando-a com as obras deixadas por Ernst.

*Estagiária