Começam as comemorações pelo Bicentenário da Imigração Alemã em Nova Friburgo

Estão previstas atividades durante todo o mês de maio

Por Isabella Rodrigues*

O Bicentenário será celebrado durante todo o mês

Por Isabella Rodrigues*

As comemorações pelo Bicentenário da Imigração Alemã começaram na manhã da última sexta-feira (3), em Nova Friburgo. A programação foi realizada em diversos locais, e contaram com a presença ilustre do cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Dirk Augustin, do ministro da República Federal da Alemanha no Brasil, Wolfgang Bindseil, e dos membros da Federação dos Centros de Cultura Alemã no Brasil (Feccab), Elisabeth Graebner e Marcos Carneiro.

O início das festividades foi marcado pelo hasteamento das bandeiras, no Espaço Arp, e contou com a presença do prefeito Johnny Maycon e da presidente do Comitê Bicentenário da Imigração Alemã, Barbara Husung. Mais tarde, também ocorreu o primeiro dia da Semana da Reforma Protestante, o cantor e compositor gospel Theo Rúbia, encerrou a noite.

No sábado (4), houve uma celebração no Cemitério Luterano, comemorando 200 anos da presença Luterana no Brasil, marcada pelo sepultamento de Peter SauerBronn, que foi o primeiro ofício religioso da comunidade na cidade. Seguindo a programação, aconteceu na sede da Igreja Luterana uma roda de conversa sobre "Catarina von Bora e a mulher reformadora: desafios para o século XXI". Nascida em 1499, Catarina desempenhou um papel significativo durante a Reforma Protestante ao se casar com Martinho Lutero, e se fez bastante presente nas necessidades da Reforma, desafiando as normas sociais da época.

O encontro ressaltou a relevância das mulheres na igreja e na sociedade, incentivando-as a crescer na fé e a servir conforme seus dons. A igreja também sediou a apresentação da Banda Real Euterpe Friburguense como parte das comemorações. E encerrando o segundo dia de celebrações, aconteceu a abertura da exposição "A pequena Alemanha - 200 anos da imigração alemã em Nova Friburgo", que ficou marcada pela exposição de esculturas e pinturas, além do lançamento do livro de mesmo nome.

Na manhã de domingo (5), aconteceu um cortejo das famílias alemãs. O evento destacou a cultura dos colonizadores que foram cruciais para a história de Nova Friburgo. Após o cortejo, foi realizada uma breve cerimônia para a inauguração de um monumento em alusão aos 200 anos de presença Luterana. A fonte está localizada na praça Marcílio Dias, onde também foi feito o plantio de uma muda de Carvalho e outra de Pau-Brasil, representando a união do Brasil com a Alemanha. Mais tarde, no Country Club, o grupo de ginástica Silvana Gym fez uma emocionante apresentação. O espetáculo "Brasil abraça a Alemanha" contou um pouco da história dos alemães em Nova Friburgo. A atração lotou o ginásio do clube e surpreendeu a todos com coreografias de dança, acrobacias de ginástica artística e figurinos bem trabalhados.

O Bicentenário será celebrado durante todo o mês, contando com exposições, peças teatrais e apresentações de dança. Além dos shows com artistas renomados como Nando Reis e Benito di Paula, que serão feitos na festa da cerveja, entre os dias 10 e 12, e depois de 24 a 26 de maio.

Estagiária*