Teresópolis abre edital extraordinário para a cultura
Projetos serão custeados com recursos da Lei Paulo Gustavo
Por Vinicius Barros*
A Prefeitura de Teresópolis anunciou uma nova oportunidade de custeio de projetos de artistas e criadores locais através de valores remanescentes da Lei Paulo Gustavo (Lei Federal Complementar nº 195/2022). A nova chamada pública foi anunciada no Diário Oficial do Município do dia 24 de maio.
No segmento audiovisual, serão destinados R$ 53.110,00 para financiar sete projetos nas modalidades de desenvolvimento de roteiros de longa-metragem (documentário ou ficção), roteiros amadores para internet (curtas, clipes musicais ou pocket shows), games e animação. Além disso, R$ 176.880,00 serão investidos em 33 propostas abrangendo artes cênicas, visuais, artesanato, cultura popular, danças, música, literatura, cultura urbana, e manifestações culturais como escolas de samba e atividades de carnaval.
Os interessados em participar devem seguir as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Os projetos devem ser realizados dentro do município e garantir medidas de acessibilidade, incluindo materiais acessíveis para pessoas com deficiência. Também é necessário cumprir com todas as obrigações fiscais, previdenciárias, trabalhistas e comerciais relacionadas à equipe do projeto, além de obter as autorizações necessárias e cumprir as normas de segurança contra incêndio. Os recursos recebidos devem ser utilizados exclusivamente para os fins especificados no projeto.
As inscrições estão abertas até às 18h, do dia 22 de junho. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura pelo telefone (21) 2742-3352 ramal 243, whatsApp (21) 97513-9355, ou e-mail, festivais.cultura@teresopolis.rj.gov.br. A Secretaria está localizada na Rua Darcy Menezes de Aragão, 30, na Várzea, e funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Estagiário*