Festival de Histórias no fim de semana
Por Isabella Rodrigues*
A segunda edição do Festival de Histórias, da Companhia Arteira, será realizada neste fim de semana, em Nova Friburgo, com homenagens a nove mestres e mestras populares da cidade de folia, erveiros, rezadeiras, entre outros. O evento acontecerá nos dias 1 e 2 de junho, das 17 às 19 horas, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura.
A primeira edição do festival aconteceu em 2021, realizado de forma online, através do edital Retomada Cultural da SECEC - Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa. Após três anos o evento retorna com nove histórias e homenagens importantes reforçando o patrimônio imaterial de Nova Friburgo.
No sábado (1), Catherine Bon irá homenagear sua avó, Dona Zezé, que era rezadeira. Gabriela Ribas será intérprete da história de Dona Belinha, também rezadeira e erveira do bairro Cascatinha. Gero Band contará sobre Seu Hermínio, mestre do mineiro-pau, erveiro, rezadeiro e mateiro. Jerônimo Nunes irá homenagear Almir Tardim, que deu continuidade ao trabalho de Seu Hermínio, nos Três Picos. E finalizando o primeiro dia, Patrick Nogueira contando a história do jovem mestre de folia, Filipe Pinho-Kinup.
No segundo dia, domingo (2), os mestres de Lumiar serão homenageados, contando com Ilana Pogrebinshi, artista convidada da Companhia Arteira, que contará a história de Seu Lédio, erveiro, rezadeiro e mestre dos bailes do Vale dos Pionhos. Cássio Campos falará sobre Baixinha, moradora de Lumiar e grande responsável pela união de duas religiões brasileiras, a Umbanda e o Santo Daime. Maria Luiza Borba, outra artista convidada da Companhia, que irá homenagear a Dona Hilda, que é parteira e realizou mais de 500 partos na região. E finalizando, Silvia Araújo, prestando homenagem a Maria do Socorro, que chegou em Lumiar na década de 60, e ficou muito conhecida na região por seu xarope milagroso.
O festival também irá oferecer duas oficinas de contação de história para os alunos da rede pública municipal, nos dias 5 e 6 de junho, na sede da Companhia Arteira, localizada na Rua Mac Niven, 45, no bairro Centro.
O projeto foi contemplado pelo edital de fomento ao setor criativo, através da Lei Paulo Gustavo, e realizado pela Companhia Arteira, Governo Federal, Ministério da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura e a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo.
Estagiária*