Por: Leandra Lima e Isabella Rodrigues*

Cidades da Região Serrana registram baixa temperatura

No Pico da Caledônia e em Três Picos, em Nova Friburgo, registro de água congelada | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Leandra Lima e Isabella Rodrigues*

Geadas, quedas nas temperaturas e baixa umidade do ar, são características do outono. Nos últimos dias esses eventos ficaram mais latentes nos municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro, como Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, São José do Vale do Rio Petro, Areal, Três Rios e Paraíba do Sul. Desde a sexta-feira (31), os termômetros vêm registrando mínima de 9°C e 12°C. Para o início da semana a tendência é que as temperaturas aumentem pouco, podendo chegar à máxima de 24°C, e às mínimas continuem entre 10°C e 12°C, até a terça-feira (4).

Devido ao clima, na madrugada da última sexta-feira, Nova Friburgo registrou oficialmente a primeira geada do ano, marcando uma queda significativa nas temperaturas. No Pico da Caledônia, o guia de turismo Paulo Braga Júnior divulgou nas redes sociais o registro da água congelada, destacando a intensidade do frio em uma das maiores elevações da Serra do Mar. No Parque Estadual dos Três Picos, o guarda-parque Rodrigo Freitas também capturou uma imagem da geada no parque e divulgou nas redes sociais.

Os cenários congelantes vão ser mais comuns por enquanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as temperaturas na Serra Fluminense podem ficar próximas ou até abaixo de 14°C ao longo de junho por conta do início do inverno, aumentando a probabilidade de novas geadas.

Cuidados com a saúde

O outono antecede o inverno, é nele que as chamadas "doenças de outono", se manifestam com mais frequência em idosos e crianças por conta da imunidade baixa. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a estação traz consigo o agravamento de algumas doenças, principalmente as respiratórias e as alérgicas como: gripe, rinite, otite, resfriado, crise asmática, bronquite e pneumonia.

Recomendações

A recomendação para a prevenção durante o outono é que a população evite locais fechados e aglomerados, pois há uma maior circulação de vírus e bactérias. Também é necessário estar com a vacinação contra influenza em dia, manter uma boa alimentação e hidratação.

A enfermeira Heloísa Costa, fala ainda que é importante manter em dia o sono, hidratar a pele e os lábios, alinhada com isso, é preciso manter a higiene das mãos, o uso de álcool gel e de máscara. "Esses tempos é bom se hidratar em todas as esferas, tanto por fora quanto por dentro, seguir em dia com as vacinas tanto de covid quanto da influenza, se manter aquecido, principalmente os pés e a cabeça. Outro ponto para aqueles que têm baixa imunidade é manter as vitaminas em dia, principalmente a C, que é uma das mais importantes para dar energia para imunidade", disse.

*Estagiária