Por: Leandra Lima - PETR

Incêndio destrói parte de imóvel tombado em Nova Friburgo

Casarão, construído em 1911, é um marco da arquitetura de Nova Friburgo | Foto: Reprodução/Pedro Bessa

Por Isabella Rodrigues*

Na madrugada deste sábado, dia 1 de junho, um incêndio de grandes proporções consumiu parte das estruturas do restaurante Colonial Gourmet, localizado em um casarão histórico no Espaço Arp, em Nova Friburgo. O fogo começou na madrugada, por volta de 2h e, apesar de controlado pelos bombeiros em menos de uma hora, destruiu a estrutura de madeira do edifício, incluindo portas, janelas e toda a base do telhado.

Segundo informações divulgadas pelo restaurante, não houve feridos, já que o centro comercial estava fechado no momento do incidente. O Espaço Arp, em nota à imprensa, informou que o local afetado foi devidamente isolado, permitindo que as demais áreas do centro comercial continuem operando normalmente.

"O incêndio que danificou o casarão ocorreu quando o Espaço Arp já estava fechado para o público. Não houve feridos e as causas do incêndio ainda estão sendo apuradas. O local está devidamente isolado e todas as medidas de segurança já foram tomadas", afirmou a Arp Empreendimentos Imobiliários. A empresa garantiu que, a partir de segunda-feira, uma equipe emergencial iniciará o projeto de restabelecimento do casarão.

A Fundação D. João VI também lamentou profundamente o ocorrido, destacando o valor do imóvel, tombado como patrimônio histórico do município. "O imóvel, além da riqueza arquitetônica, está imbuído de grande valor cultural por ter sido construído para residência de Julius Arp antes de 1912, no nascedouro da indústria friburguense", declarou a Fundação em nota. A instituição já se colocou à disposição para colaborar no projeto de restauro e no acompanhamento das obras.

O casarão, construído em 1911, é um marco da arquitetura local e possui grande valor cultural e histórico para Nova Friburgo e para a família Arp, sendo utilizado nos últimos anos como restaurante e ponto de interesse para visitação.

Estagiária*