Por: Leandra Lima - PETR

Filme gravado em solo friburguense conquista três prêmios no 'FestinJPCine'

Em 2021, o longa-metragem "Os Sapos" foi gravado em Nova Friburgo | Foto: Redes Sociais/Reproduções

Por Isabella Rodrigues*

Em 2021, o longa-metragem "Os Sapos" foi gravado em Nova Friburgo, mostrando a cidade como um potente centro para produções cinematográficas, como locação, e também como berço de talentos do audiovisual. Gravado em Boa Esperança, nas proximidades de Lumiar, o filme promete emocionar. Dirigido por Clara Linhart e escrito por Renata Mizrahi, o longa estreou recentemente no prestigiado Festival Internacional de João Pessoa (FestinJPCine), realizado na Paraíba, de 26 de maio a 1º de junho.

Baseado em experiências reais de Mizrahi na região, "Os Sapos" aborda a dependência amorosa nas relações. A narrativa segue Paula, interpretada por Thalita Carauta, que aceita um convite para um encontro de antigos colegas de escola, passando uma noite com dois casais e se envolvendo nos dramas explícitos e ocultos desses relacionamentos. O enredo explora temas profundos e contemporâneos como a autonomia feminina e as violências tácitas nas relações amorosas. O elenco também conta com Karina Ramil, Paulo Hamilton, Pierre Santos e Verônica Reis. O projeto já havia recebido o prêmio "Work in Progress" no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) de 2022, antes mesmo de sua conclusão.

Clara Linhart, a diretora do filme, possui uma trajetória de mais de 20 anos no cinema. Entre seus trabalhos destacam-se "La Manuela" (2017), "Domingo" (2018) e "Eu Sou Maria" (2023). No dia 30 de maio, esses filmes integraram uma mostra, exibida pelo Canal Brasil, e estão disponíveis em plataformas de streaming. Durante o isolamento da pandemia em 2021, Clara também co-dirigiu o curta-metragem "No Mar", com o professor Rodrigo Garcia.

O curta, que aborda a natação em águas abertas e o anti-capaciticismo, teve uma equipe de produção composta por friburguenses como Yan Muniz e Aurora Eyer, com a fotografia e montagem de Christian Costa, de São Pedro da Serra. "No Mar" foi exibido em diversos países e será destaque na próxima edição do Fricine - Festival Internacional de Cinema Socio-Ambiental, que ocorrerá em Nova Friburgo ainda este ano.

"Os Sapos" conquistou três prêmios no Festival de João Pessoa: Melhor Roteiro para Renata Mizrahi, Melhor Direção para Clara Linhart, e Melhor Montagem para Nina Galenternick. A previsão é que o filme entre no circuito comercial ainda este ano e continue participando de festivais. A diretora afirmou que a produção planeja realizar sessões especiais em Nova Friburgo como forma de agradecer à comunidade pela acolhida durante as filmagens.

Essa é mais uma prova do potencial de Nova Friburgo como palco de grandes produções cinematográficas e da importância da cultura local no cenário nacional.

Estagiária*