Por: Leandra Lima - PETR

Nova Friburgo faz parceria público-privada para eficiência energética

A adesão da Prefeitura à modalidade começou em 2022 | Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Por Isabella Rodrigues*

Na última quinta-feira (6), foi dado um passo significativo na modernização dos serviços de iluminação pública em Nova Friburgo com o lançamento da Parceria Público-Privada (PPP) Friburgo Led. Tendo como objetivo substituir as lâmpadas atuais por LED, promovendo uma série de benefícios para o município.

A adesão da Prefeitura de Nova Friburgo à modalidade de PPP começou a ser desenvolvida em 2022. O projeto é realizado em parceria com o Ministério das Cidades, a Superintendência de Iluminação Pública e Eficiência Energética do Estado do Rio de Janeiro, e a Caixa Econômica Federal, que fornece assessoramento técnico.

Em novembro de 2023, Nova Friburgo sediou o I Fórum de Iluminação Pública da Região Serrana, evento que teve como objetivo realizar um diagnóstico dos parques de iluminação pública da região. Este fórum contou com a participação da Superintendência de Iluminação Pública e Eficiência Energética (SEENEMAR).

Este ano, a Opus 1 Engenharia venceu o processo licitatório conduzido pela Caixa Econômica Federal para fornecer consultoria técnica especializada. A consultoria inclui quatro etapas principais: os estudos diagnósticos, estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, consultas e audiências públicas, validação externa e o processo licitatório, com publicação do edital prevista para novembro de 2025.

O evento de lançamento contou com apresentações técnicas detalhadas e a participação de diversas autoridades, entre elas o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcelo da Silva Pereira, o coordenador-geral de Modernização Urbana do Ministério das Cidades, Vagner Costa, o líder de PPP pela Caixa Econômica, José Carlos Medaglia e o diretor da Opus 1 Engenharia, César Teixeira.

O projeto promete melhorar a eficiência operacional e a agilidade no atendimento das demandas, e também contribuir para a redução do consumo de energia e aumentar a segurança pública. É válido ressaltar que a implantação das lâmpadas de LED não resultará em aumento da tarifa para os usuários e ainda garantirá economia para os cofres públicos.

Estagiária*