Por: Laís Lima

Alcoólicos Anônimos - A.A completa 77 anos no Brasil

A entidade aceita voluntários para trabalharem em suas áreas de atuação em reuniões | Foto: Divulgação A.A.

Por Laís Lima*

O primeiro contato com o álcool geralmente ocorre na adolescência e muitas vezes é considerado como um rito de passagem, alguns conseguem conviver bem com bebida alcoólica, mas para muitos esta relação é bem conturbada. O Alcoólicos Anônimos, entidade criada nos Estados Unidos, é uma porta sempre aberta para quem deseja largar o álcool, no Brasil, são 77 anos de atividades, tendo como uma das principais regras o anonimato. Ninguém pergunta o nome ou a profissão dos participantes e cada um pode adotar um apelido.

Gabriela Henrique vice-presidente da Junta de Serviços de Alcoólicos Anônimos no Brasil, contou que o A.A acolhe qualquer pessoa que esteja interessada no programa dos 12 passos para a recuperação do alcoolismo. "Para conhecer as reuniões, todos são bem vindos, e para se tornar membro, basta que a pessoa manifeste o desejo de parar de beber e verbalize que quer ingressar como membro. Não há taxa ou mensalidade".

Gabriela ainda ressaltou que um dos principais fundamentos do A.A é a autossuficiência. "As contas são pagas por meio da doação somente de membros, outra forma de custear as despesas é por meio da venda de livros que trazem direcionamento sobre a recuperação para a abstinência, que contam experiências de profissionais e membros em suas atividades e falam sobre a história do A.A", explica

" A.A coopera com instituições privadas e públicas que solicitem informações sobre o programa dos 12 passos, sem custo e de acordo com agendamento prévio. Porém não adere, nem apoia causas e ideologias, assim como alguma religiosidade, no âmbito interno, para reuniões de recuperação e outros serviços, como eventos e organização de serviços administrativos", enfatizou a vice-presidente.

Gabriela Henrique esclareceu que para se tornar voluntário a pessoa deve conhecer os 12 passos, 12 tradições e os 12 conceitos de A.A, uma pessoa não-alcoólica pode contribuir levando o conhecimento em sua área de atuação em reuniões de recuperação, de acordo com sua profissão. Os membros do A.A também podem se tornar voluntários em cargos, para servirem a estrutura de funcionamento, caso preencham os pré-requisitos do cargo pretendido.

Grupos na Região Serrana

"São 17 grupos de Alcoólicos Anônimos nas cidades de Teresópolis e Petrópolis, os moradores que precisarem de informações, como localizar um grupo de recuperação mais próximo, podem entrar em contato pela Linha de Ajuda: (24)99943-1444 e também a o Instagram. Em Nova Friburgo, são 7 grupos e para mais informações, a Linha de Ajuda é (21)2717-8556. Atrair pessoas que desejam manter a sobriedade, a cada dia, além de preservar o anonimato de seus membros, por ética e no propósito de uma mudança de hábitos, para maior qualidade de vida. Com isto, os membros repassam aos novos, o que aprendem e conseguem modificar, diante da vontade de beber e das adversidades que vencem, nesta nova etapa do viver", finalizou a vice-presidente.

*Estagiária