Por: Isabella Rodrigues*

Hemocentro de Nova Friburgo realiza campanha

Ação do Dia Mundial do Doador de Sangue completa 20 anos | Foto: Divulgação/Redes Sociais Hemocentro NF

Por Isabella Rodrigues*

No dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), homenageando o nascimento do imunologista austríaco, Karl Landsteiner, responsável pelo descobrimento do fator Rh e das diferentes tipagens sanguíneas. Durante todo o mês de junho, instituições promovem a campanha 'Junho Vermelho' para incentivar a população a fazer a doação de sangue.

O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, em Nova Friburgo, está promovendo diversas ações para aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue. Esta campanha, além de agradecer aos doadores, busca sensibilizar novas pessoas a se tornarem doadoras também, contribuindo para manter os estoques de sangue sempre disponíveis para quem precisa.

O Hemocentro atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, nas dependências do Hospital Municipal Raul Sertã. Para facilitar a doação para trabalhadores, a unidade oferece atestado médico, conforme previsto no inciso IV do artigo 473 da CLT, que garante um dia de folga anual sem prejuízo de salário para doação de sangue.

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis). O doador não deve estar em jejum, mas deve evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e estar descansado. É necessário apresentar um documento oficial com foto, passar pelo cadastro, triagem e hidratação antes da doação propriamente dita.

Ao completar 20 anos, o Dia Mundial do Doador de Sangue celebra a generosidade e a solidariedade de milhões de doadores ao redor do mundo, cuja contribuição é necessária para salvar vidas e fortalecer os sistemas de saúde.

*Estagiária