Por: Leandra Lima - PETR

Municípios da Região Serrana são destaque em premiação estadual

Agora, os vencedores aguardam até julho para concorrer à etapa Nacional | Foto: Reprodução/ Prefeitura de Nova Friburgo

Por Isabella Rodrigues*

Na manhã de terça-feira (18), foi feito um evento para descobrir quem seriam os finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes - Edição Especial Evoluções. A premiação aconteceu na Zona Sul do Rio de Janeiro, na sede da Fecomércio. Nova Friburgo e Areal foram dois dos municípios serranos em destaque.

As cidades competem na divisão de três categorias: 30 mil habitantes, até 100 mil habitantes, e 100 mil ou mais habitantes. Avaliadas por 72 indicadores, divididos em seis pilares: Governança; Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. Esses indicadores utilizam o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que tem como objetivo melhorar a métrica do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas cidades, incentivando os governos a implementarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela ONU.

Areal teve um grande destaque este ano, conquistando o primeiro lugar em três categorias de até 30 mil habitantes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública, e o IGMA. Nova Friburgo também ganhou destaque, sendo uma das três cidades finalistas na categoria mais disputada, a de Evolução. Mesmo não conquistando o prêmio, ganhou reconhecimento como uma das cidades que mais evoluíram durante esses quatro anos.

A realização do projeto é do Grupo Bandeirantes e do Instituto Aquila, tendo em vista que uma boa gestão impacta diretamente na qualidade de vida dos moradores, o objetivo do prêmio é a valorização da boa gestão pública e o impulsionamento de resultados, para a melhora da prestação de serviços públicos.

Agora, os vencedores aguardam até julho para concorrer à etapa Nacional. O evento será em Brasília e contará com representantes dos mais de 5 mil municípios concorrentes.

*Estagiária