Por: Vinicius Barros*

Teresópolis lançará coral inspirado no Canarinhos

Canarinhos de Petrópolis são um exemplo de sucesso após mais de 80 anos de trajetória | Foto: Divulgação/ Coral canarinhos

No sábado, 29 de junho, Teresópolis será palco da edição especial do Música na Matriz, apresentando o renomado Coral dos Canarinhos de Petrópolis, às 16h30, na Igreja Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Durante o evento, será lançado o Projeto Meninos Cantores de Teresópolis, idealizado por Rogério Mello Alves da obra social Fazendo a Diferença em Teresópolis, com o apoio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação. O projeto visa formar um coral com 40 alunos da rede municipal, entre 9 e 12 anos.

Rogério Mello Alves compartilhou suas motivações para o projeto. "Já trabalho com projetos sociais há mais de três décadas e, desde que mudei para Teresópolis, há 20 anos, tenho pensado em como montar um projeto parecido com o de Petrópolis. Mas só no ano de 2022 é que procurei o Maestro Marco Aurélio Lischt para conversar sobre essa minha ideia. O principal objetivo é oferecer às crianças mais carentes de Teresópolis uma oportunidade cultural que pode mudar suas vidas, proporcionando-lhes a chance de seguir uma carreira nas artes, especificamente na música, rompendo o ciclo de pobreza e falta de oportunidades que muitas enfrentam em suas comunidades", disse.

Rogério expressou sua esperança de que as crianças enxerguem o projeto dos Canarinhos de Teresópolis como uma oportunidade única para um futuro promissor. Ele reconheceu que o maior desafio foi encontrar um maestro adequado para iniciar um projeto social do zero, observando que os Canarinhos de Petrópolis são um exemplo de sucesso após mais de 80 anos de trajetória.

Marco Aurélio Lischt, maestro dos Canarinhos de Petrópolis, destaca a importância da disciplina e dedicação dos jovens integrantes. "A atividade musical impõe uma disciplina natural. É incrível ver como os jovens aprendem a prestar atenção, ouvir seus colegas e trabalhar em equipe". Ele enfatiza que "cantar em coro não é apenas uma educação musical, mas também um espaço de socialização e acolhimento. É gratificante ver como as crianças aprendem a trabalhar juntas e a valorizar a cooperação."

Para o secretário municipal de Cultura de Teresópolis, Ricardo Guarilha, "a música é uma ferramenta poderosa de inclusão e desenvolvimento individual". Segundo Guarilha, o Projeto Meninos Cantores de Teresópolis cria condições para que jovens tenham acesso a esta expressão artística, descobrindo novos valores e talentos e, sobretudo, possibilitando a propagação da arte e da cultura para mais territórios e realidades.

Ricardo Guarilha destacou a importância do Projeto Meninos Cantores de Teresópolis, esperando que proporcione às crianças uma formação cultural que promova conscientização e sensibilidade. Ele está empenhado em garantir que os futuros Meninos Cantores alcancem excelência técnica e artística, impactando positivamente suas vidas e contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

A Secretaria de Cultura foi fundamental na articulação para ampliar o alcance do Projeto Meninos Cantores de Teresópolis, garantindo sua presença em todas as camadas e territórios. A Secretaria de Educação, por sua vez, ficou responsável pela divulgação e coordenação nas escolas públicas municipais.

*Estagiário