Por: Laís Lima*

Friburgo consegue suspender liminar de fechamento da maternidade

Nova decisão se baseia em um recurso da prefeitura | Foto: Google Maps

Nesta segunda-feira (24), o presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio, desembargador César Marques Carvalho, suspendeu os efeitos da liminar que obrigava a Prefeitura de Nova Friburgo a apresentar, em cinco dias, um plano de realocação de pacientes, com prazos para a suspensão dos atendimentos e fechamento do Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro. A decisão atendeu um recurso movido pela prefeitura.

A liminar que determinou a elaboração do plano de evacuação e o fechamento da maternidade foi concedida no último dia (17) pela juíza do Trabalho, Helen Marques Peixoto. A liminar foi concedida após fiscalizações na unidade de saúde, feitas pelo Ministério Público do Trabalho, que identificaram riscos aos pacientes e funcionários devido ao comprometimento das instalações elétricas.

A nova decisão se baseia em um recurso da prefeitura de Nova Friburgo que apresentou uma série de argumentos no pedido de suspensão da liminar, entre os apontamentos do governo municipal estão o fato da maternidade possuir 46 leitos e atender além de Friburgo, os municípios de Sumidouro,Carmo, Duas Barras, Bom jardim, Cantagalo, Cordeiro, Macuco, São Sebastião do Alto, Santa Madalena e Trajano de Moraes. Além disso, o documento afirma que o município não nega as irregularidades contadas e que assegura que elas não afetam o atendimento público.

Em nota em suas redes sociais, o Secretário Municipal de Saúde, Gabriel Wenderroschy, afirmou que 'nesta semana começará a manutenção na unidade e que se iniciará na parte elétrica, que é onde hoje tem a maior demanda e maior necessidade de adequação".

O prefeito Johnny Maycon também se manifestou em suas redes sociais, comemorando a decisão e "garantiu que as gestantes atendidas pela maternidade e seus familiares, assim como os funcionários, podem ficar tranquilos que a única maternidade pública da região não será fechada". No entanto, o prefeito não deu muitos detalhes de como as providências serão tomadas.

*Estagiária