Por: Leandra Lima - PETR

Águas da Imperatriz promove ações para combater ligações irregulares

Águas da Imperatriz diz que abriu processo na Agenersa sobre a tarifa | Foto: Divulgação

A concessionária Águas da Imperatriz vem investindo em ações de combate às ligações irregulares. Essa prática provoca vazamentos e perda de pressão na rede, prejudicando o abastecimento da região e aumentando o risco de contaminação da água. De acordo com o Artigo 155 do Código Penal, furtar água é crime, passível de reclusão e multa.

A fiscalização e regularização de ligações clandestinas são ações previstas no programa Água de Valor, implantado em todas as concessionárias do Grupo Águas do Brasil. A iniciativa tem como objetivo aumentar a eficiência dos sistemas de distribuição de água, com o objetivo principal de reduzir as perdas de água, além de melhorar a medição e o controle para que se possa garantir as necessidades de abastecimento de água da população atual sem prejudicar a garantia desse direito às gerações futuras.

O combate às perdas de água também impacta diretamente o meio ambiente. Reduzindo as perdas na distribuição, é necessário captar menos esse recurso, contribuindo para a preservação dos mananciais. Águas da Imperatriz tem como objetivo manter as boas condições dos recursos hídricos e também conscientizar a população sobre as práticas sustentáveis.

Em caso de suspeita de ligação clandestina de água, a denúncia pode ser feita por meio do Disque Denúncia 181 ou comunicada à concessionária pelo WhatsApp (21) 97211-8064 ou 0800 757 0422. O sigilo e o anonimato são garantidos.