Por Laís Lima*
A Fevest Trend 2024, que está movimentando a economia e o mercado de moda íntima de Nova Friburgo, encerrou nesta quinta-feira (27), reuniu cerca de 200 expositores no Country Clube. Este ano a feira estava 70% maior, com foco em negócios de exportação, mas com o mesmo objetivo: lançar tendências de moda e impulsionar o polo de moda íntima de Nova Friburgo.
Comparada a edição de 2023, a Fevest deste ano trouxe a verdadeira revolução, trazendo novidades das indústrias de confecção, matéria-prima, serviços, tecnologias e quebra de padrões trazendo corpos reais para a passarela. O evento também trouxe oportunidades para network, negócios, lançamentos e uma interface na geração de grandes negócios entre produtores e revendedores do setor.
Uma das maiores novidades deste ano foi os alunos da Firjan Senai Espaço da Moda de Nova Friburgo, os alunos desenvolveram peças produzidas com tecidos impressos com filamentos sustentáveis 3D. O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Luiz Césio Caetano, participou do encerramento do evento e ressaltou a importância da contribuição do Senai para o desenvolvimento do polo de moda íntima friburguense e como as criações apresentadas na Fevest podem agregar no futuro da moda no município. A programação da Fevest contou com dois desfiles por dia, palestras, além de amostras, talkshows e mesas redondas com convidados importantes no mundo da moda.
De acordo com dados disponibilizados pelo Sindvest, o município de Nova Friburgo possui cerca de 3,7 mil fábricas de lingerie, moda praia e fitness e produz cerca de 336 milhões de peças por ano, o que representa 35% da produção nacional. Este ano a feira recebeu cerca de 19 mil visitantes de mais de 20 estados brasileiros, além de países como Chile, Portugal, Itália e Alemanha.
Diogo Moraes, que trabalha na loja Lidery focada em moda fitness, contou que este é o segundo ano que a loja participa da feira. "E comparado ao ano passado a feira desde ano superou todas as expectativas em relação a grandiosidade, o aumento de visitantes, e 60% no aumento de vendas. A Fevest deste ano está sendo um sucesso absoluto, a Lidery nesses três dias conseguiu uma boa captação de clientes e grandes lojistas, esse ano já temos encomendas para o Chile englobando o setor de exportação. Nossa empresa sempre busca novidades, inovação e excelência tanto nos atendimentos quanto nos produtos".
Estagiária*