Por: Leandra Lima - PETR

Alunos do Senai Espaço da Moda fazem desfiles sobre futurismo e sustentabilidade

os alunos do Senai Espaço da Moda deram um show de criatividade na Fevest Trend 2024 - Nova Friburgo | Foto: Isabella Rodrigues

Por Isabella Rodrigues*

Nos dias 26 e 27, os alunos do Senai Espaço da Moda deram um show de criatividade na Fevest Trend 2024. O tema escolhido para os desfiles deste ano foi a 'Moda do Futuro' combinado com a sustentabilidade, apresentando peças com tecidos impressos, filamentos sustentáveis feitos pela impressora 3D, sensores com funções preventivas para saúde e bem-estar, entre outros.

O primeiro desfile foi feito através do Projeto Novos Talentos, que reúne as turmas de Técnico em Vestuário, Assistente de Produção e Aprendizagem Técnica. Um dos destaques é a peça 'BioTech', feita com aplicação da biotecnologia na moda, a partir da kombucha, transformada em um tecido sustentável e ecológico. Essa película é composta principalmente de celulose, um polímero orgânico que pode ser manipulado para criar um material similar ao couro.

Em entrevista, Aldy Oliveira, uma das professoras do curso, comentou sobre o processo de desenvolvimento. "Para a pesquisa visitamos várias empresas, como o Senai Cetiqt no Rio de Janeiro, além de pesquisas online. Entendemos que poderíamos cultivar a Kombucha em nossa instituição, e com isso começar o desenvolvimento da peça", afirma.

Aldy também explica que o Senai está sempre buscando inovação, estando dentro das tendências do futuro. "O mundo evolui e não podemos ficar para trás, para a moda tecnológica acontecer também temos que pensar em sustentabilidade, por esse motivo trouxemos os dois temas, já que eles estão sempre conectados", finaliza.

No dia 27, encerrando os desfiles, os alunos do Novo Ensino Médio (NEM), que também trouxeram a sustentabilidade de uma forma criativa. Pensando em uma maneira de trabalhar os materiais descartados, foram criadas peças a partir de CDs descartados, cortados no LAB do Senai, em diferentes formatos geométricos.

"Estou gostando bastante da experiência proporcionada pelo NEM do Senai Moda, moda sempre foi uma das minhas áreas de interesse. É muito gratificante logo no meu primeiro ano poder fazer uma roupa que vai ser vista na maior feira de moda íntima, praia e fitness da América Latina. Todo esforço valeu a pena", diz Maria Luiza Rodrigues, uma das alunas do projeto.

Estagiária*