Enfrentamento às mudanças climáticas na Região Serrana

O Projeto Rio Inclusivo e Sustentável prioriza três municípios

Por Redação

Governador Cláudio Castro no lançamento do projeto Rio Inclusivo e Sustentável

Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis foram escolhidas pelo Governo do Estado a estar entre os nove municípios que estarão na primeira fase do Projeto Rio Inclusivo e Sustentável, uma parceria com a ONU-Habitat que tem o objetivo de preparar as cidades para os impactos das mudanças climáticas. Os municípios selecionados passarão pela jornada de promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre os meses de junho e julho.

Priorizar estes municípios da Região Serrana foi uma decisão acertada do governador Cláudio Castro. Petrópolis é considerada a mais vulnerável do país em relação à deslizamentos de terra. A tragédia socioambiental que aconteceu em 2022 e que deixou 242 mortos, além de mais de 3 mil desabrigados, não deixa mentir. Os Municípios, sozinhos, não tem capacidade de resposta para tamanho risco agravado pelas mudanças climáticas.

Teresópolis e Nova Friburgo não ficam muito atrás, a tragédia de 2011 até hoje é uma lembrança vívida para a população. Cabe aos governos Estadual e Federal investirem em políticas públicas de preparação e resposta, e não deixar apenas a cargo das prefeituras. Os políticos locais muitas vezes estão preocupados em manter o reduto eleitoral do que com o futuro sustentável da população.

Todo ano eleitoral é uma oportunidade para os eleitores refletirem sobre o futuro, e escolherem aquele candidato ou candidata que pode corresponder às expectativas. A pauta sustentável não pode ser deixada de lado neste ano, deve estar em todos os planos de governo. E deve ser cobrada pela população na urna. As mudanças climáticas são uma realidade, não dá mais para tentar impedir, agora é tentar enfrentar de forma resiliente para minimizar os impactos.