Atenção ao período de queimadas

Por Redação

Operação Fumaça Zero edição 2021

Em Nova Friburgo, a concessionária de energia elétrica Energisa lançou uma cartilha de orientação, se não melhor dizer, boas maneiras, para o cuidado com a rede elétrica durante o período das tradicionais festas juninas. No mês em que se comemora os padroeiros Santo Antônio e São João, há ainda quem insista em comemorar com uma prática criminosa: a soltura de balões. Além do risco de curto na rede elétrica, a soltura de balões pode provocar incêndios trágicos em áreas de vegetação, unidades de conservação e até em locais próximos às residências. Sendo um perigo para a flora e fauna.

O mês de junho é celebrado com tradições que se misturam em várias regiões do país, comidas típicas, quadrilhas, fogueiras, essa última, permitida se atender a alguns quesitos de segurança. A brincadeira só é válida se não oferecer riscos para quem participa.

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro também faz uma campanha neste período, o 'Fumaça Zero'. Em parceria com unidades de conservação estaduais e órgãos municipais, a campanha visita áreas sensíveis a incêndios florestais, notifica e orienta a população sobre as práticas que podem ocasionar em queimadas. Durante o período de estiagem, com a vegetação mais seca, qualquer faísca pode se tornar um incêndio fora de controle. Em 2020, em Petrópolis, um incêndio criminoso provocou a destruição de quase 15% da área de conservação da Reserva Biológica de Araras. Naquele mesmo ano, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também sofreu com um incêndio que destruiu dezenas de hectares, inicialmente provocado por uma queda de balão.

Campanhas assim, são essenciais para ajudar a conscientizar a população a participar do combate e prevenção às práticas criminosas contra o meio ambiente.