O município de Nova Friburgo, na Região Serrana, ganhou o título de "Suíça Brasileira". O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei nº 14.910/24, que concede a homenagem, o texto foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (02). A iniciativa teve origem no projeto de lei 10706/18, do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). Na Câmara, a proposta foi aprovada no ano passado; e no Senado, neste ano.
Cavalcante acredita que a nova lei vai ajudar a divulgar ainda mais a relação de Nova Friburgo com a Suíça, "de modo a incrementar o turismo e dar justo reconhecimento à identidade cultural local associada à sua história", disse.
Nova Friburgo foi fundada por imigrantes suíços, vindos em maioria do Cantão de Fribourg, em busca de uma vida melhor. Em 1819, recebeu os primeiros colonos, devido aos esforços de D. João IV. Ao longo das décadas, desde que foi elevada à categoria de cidade, em 1890, foram tentadas diversas iniciativas de aproximação direta com o governo da Suíça para consolidar a imagem da cidade como Suíça Brasileira.
Tanto que, em 2017 uma lei estadual (Lei nº 7.683/17) já tinha concedido título semelhante à cidade.