Por: Redação

Escola de Teresópolis ganha mais um incentivo à ciência

Os laboratórios tem capacidade de atendimento até 35 crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos | Foto: Bruno Nepomuceno

O Prefeito Vinicius Claussen e o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, inauguraram, nesta terça-feira, 2, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso, no 3º Distrito, o Laboratório de Iniciação Científica Intramuros. Idealizado pela Secretaria de Estado e realizado com o apoio da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Teresópolis, através das Secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia. A Escola Municipal Sakurá, localizada na área urbana, também foi contemplada com um Laboratório Intramuros, que será inaugurado nos próximos dias.

"O Intramuros vem requalificar o aprendizado em Ciência e Tecnologia, com inserção científica na Física, Biologia, Química, e vai contribuir de maneira decisiva na formação dos nossos estudantes", enfatizou o prefeito Vinicius Claussen, que estava acompanhado de secretários e subsecretários municipais. Os vereadores Amós Laurindo, Diego Barbosa, Elias Maia e Paulinho Nogueira também prestigiaram a inauguração, entre outros convidados.

Durante o evento, o Prefeito entregou ao Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes, ofício que solicita a mudança do Polo Cederj para um novo espaço, no prédio da Faetec - Unidade Teresópolis - com o objetivo de ampliar a oferta de cursos superiores gratuitos de Administração Pública e de Segurança Pública.

Anderson Moraes destacou que o planejamento é que todo o estado seja contemplado com o projeto Intramuros. "Temos oito laboratórios em obras no momento e vamos atender a todas as regiões do estado do Rio de Janeiro. E como bem entende o nosso Governador, Educação não é despesa, é investimento! Com esse pensamento, conseguimos construir estes laboratórios, entre outras tantas conquistas".

O assessor especial do Governador Cláudio Castro, Alex Castellar, e a presidente da Faetec, Caroline Alves, também participaram do evento. "Entregar um equipamento público como este laboratório é a confirmação de que a Educação é o caminho para melhorar a vida do cidadão", exaltou Castellar.

Incentivando a Iniciação Científica

Idealizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI, o projeto de Laboratório de Iniciação Científica "Intramuros" tem por finalidade fomentar atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação nos municípios do estado do Rio de Janeiro.

Com a parceria institucional e pedagógica entre SECTI e a Faetec, os laboratórios com capacidade de atendimento de até 35 crianças, na faixa etária de 8 a 12 anos, permitem aos estudantes do ensino fundamental ter o primeiro contato prático com a área tecnológica orientada, que ao complementar a teoria já ensinada, leva a um aumento na qualidade do ensino fundamental. A gestão dos laboratórios cabe a Faetec em parceria com os municípios.