Por: Leandra Lima - PETR

Câmara realiza vistoria em hospitais de Nova Friburgo

Vistoria foi feita a pedido do deputado Luiz Lima, acompanhada por vereadores | Foto: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde

Por Laís Lima*

Vereadores da Câmara Municipal de Nova Friburgo, juntamente com a Comissão de Saúde da Câmara Federal e o deputado Luiz Lima, realizaram na última sexta-feira (5), vistorias técnicas às principais unidades de rede pública do município: Hospital Raul Sertã e a Maternidade Dr. Mário Dutra; e também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A visita teve como objetivo vistoriar a infraestrutura para atendimento e trabalho dos médicos e averiguar as denúncias feitas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre a falta de gestão nas unidades de saúde que recebem recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

A visita técnica foi solicitada pelo deputado federal Luiz Lima e foi aprovada pelos membros da Comissão da Saúde da Câmara Federal, no dia 24 de abril. No documento enviado à comissão, o deputado destaca a falta de insumos nas unidades, a infraestrutura e diz que a iniciativa visa buscar dignidade para a população do município que necessita de atendimento médico de emergência e acompanhamento contínuo, mas tem que enfrentar o descaso.

Participaram da vistoria os vereadores de Nova Friburgo Priscila Pitta, Márcio Alves e Maicon Queiroz que também já denunciaram em suas redes sociais inúmeras irregularidades das unidades de saúde do município, e as técnicas da Comissão de Saúde da Câmara Federal. A partir das vistorias e das informações coletadas, irão elaborar um relatório que será entregue à Comissão da Saúde da Câmara Federal para a cobrança de providências à Prefeitura de Nova Friburgo.

No documento, o deputado Luiz Lima ainda ressaltou que "o município enfrenta um colapso na saúde e que ele como parlamentar, é o seu papel cobrar da administração pública, num esforço para que os serviços prestados à sociedade se tornem cada vez mais amplos e eficientes. Esse é o dever de cada agente público: impor o bem comum, impulsionar as políticas públicas e resguardar a dignidade do cidadão acima de quaisquer divergências".

*Estagiária