Por: Laís Lima*

Polícia Ambiental apreende porcos em curral irregular em Nova Friburgo

Polícia Ambiental apreende porcos em curral irregular em Nova Friburgo | Foto: Divulgação/Disque Denúncia

Por Laís Lima*

Policiais Militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos (5ª UPAm), apreenderam nesta terça-feira (9), 85 porcos em um sítio não licenciado em Nova Friburgo. A denúncia foi recebida pelo programa Linha Verde do Disque Denúncia, os agentes estiveram no local para averiguar uma denúncia sobre a existência de uma pocilga (curral de porcos) sem licença. Durante a fiscalização, os agentes encontraram um sítio localizado na Rua Marcos Heringer, no bairro Galdinópolis, a UPAm questionou o responsável sobre as licenças necessárias, mas por não as ter, o mesmo foi encaminhado à 151 ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Os animais foram apreendidos e enviados ao Curral do Estado, localizado no município de Tanguá. Está já é segunda denúncia feita somente neste mês de julho no município, na quarta-feira (03) passada, os Policiais Militares da 5ª Unidade de Policiamento Ambiental flagraram um abatedouro clandestino, no Morro das Contas, na localidade Alto do Catete, em Nova Friburgo, a denúncia também foi recebida pelo programa Linha Verde.

De acordo com os agentes, durante o flagrante 29 porcos foram apreendidos, além de uma pessoa encarregada pelo matadouro, que vivia no local em situação precária e sem documentos. Os agentes encaminharam a vítima e o dono do local à 151ª Delegacia de Polícia, onde após os depoimentos, os polícias constataram que o suspeito cometeu crime ambiental, além de prática de fato análogo à escravidão previsto na lei nº 10.803/03.

Segundo dados disponibilizados pelo o Programa Linha Verde, somente neste ano, foram cadastrados 10.600 denúncias sobre crimes ambientais em todo o Estado. Em Nova Friburgo, foram 135 denúncias, 250 em Petrópolis e 117 em Teresópolis.

Como denunciar

Para denunciar crimes ambientais ao Linha Verde, a população pode ligar 24 horas, sete dias da semana, para o telefone (21)2253-1177 e para o 0300 253 1177, ambos com Whatsapp anonimizado (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa), ou então pelo App" Disque Denúncia RJ". É possível também denunciar pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

*Estagiária