Por Vinicius Barros*
Na tarde da quinta-feira (11), o Governador Cláudio Castro fez uma visita oficial a Teresópolis para acompanhar os investimentos em enocultura e inspecionar as reformas da Feirarte. O governador visitou a Vinícola Maturano, situada às margens da RJ-130, onde discutiu com empresários locais sobre o desenvolvimento do enoturismo, um setor que tem atraído novas empresas para a região. Atualmente, Teresópolis conta com três vinícolas em operação, com a previsão de inauguração de mais uma em breve.
Em entrevista ao Correio Serrano, o governador Cláudio Castro destacou a importância do enoturismo para Teresópolis: "Acho maravilhoso no estado do Rio de Janeiro ter essa pluralidade de investimento, onde a cultura do vinho é mais um ativo para o Rio de Janeiro. Estávamos ouvindo o empreendedor falar sobre o vinho, e é verdade que nenhuma cidade que investiu em vinho quebrou anos depois, então é um investimento que traz mais retorno para a cidade, mais turismo e aumenta ainda mais a cadeia produtiva." O governador também mencionou seu desejo de que Teresópolis possa ter uma disputa saudável com Areal, resultando em uma enocultura que preserve o produtor, melhore e incite uma indústria verde e mais sustentável, agregando uma cadeia maior no turismo.
O prefeito Vinicius Claussen destacou que o enoturismo é um segmento que vem ganhando força e crescendo em Teresópolis, uma cidade que possui solo, clima e grande potencial para a indústria vinícola. Ele ressaltou que o estímulo ao cultivo de uvas representa uma indústria limpa, capaz de atrair novos negócios, aumentar o fluxo de visitantes e fortalecer o turismo rural, gerando renda e oportunidades para os moradores.
Ao fim da agenda, o governador inspecionou as obras da Feirarte, popularmente conhecida como Feirinha do Alto, localizada na Praça Higino da Silveira. O projeto de reestruturação dos 20.000m² da praça inclui intervenções para melhorar a acessibilidade, segurança e conforto de visitantes e expositores, com uma nova identidade arquitetônica, renovação do paisagismo e do mobiliário urbano. O investimento do Governo do Estado nas melhorias é de R$ 12,9 milhões, por meio da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop-RJ), que executa a obra.
De acordo com o engenheiro da Emop, Diego Iório, a previsão é de que as obras sejam entregues em três fases. "Até dia 31 de agosto, a expectativa é que pelo menos 70% dos serviços sejam entregues. Os outros 30%, referentes ao restante da pavimentação e pórtico, serão concluídos até o primeiro trimestre do ano que vem", detalhou Iório, enaltecendo os novos roteiros de acessibilidade, que serão garantidos em todos os setores.
O Governador Cláudio Castro enfatizou a importância do investimento de quase R$ 13 milhões, apesar dos desafios encontrados, como a complexidade da obra e questões de drenagem que afetaram o cronograma. Acompanhavam o governador, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Rodrigo Bacellar, e o secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
Sobre a Feirarte
Desde sua criação em 1973, por artesãos locais, a Feirinha de Teresópolis se tornou um símbolo querido da cidade e um dos principais destinos para turistas em busca de uma variedade de produtos como roupas, móveis, alimentos, decoração e muito mais, feitos à mão com diversos materiais. Hoje, a feirinha conta com mais de 600 estandes.
*Estagiário