Por: Vinicius Barros*

Parceria busca promover bem-estar infantil

O projeto promove a leitura como um hábito transformador, incentivando simultaneamente a cultura e a reciclagem | Foto: Reprodução/Redes sociais

A parceria entre a Operação Segurança Presente Teresópolis e o Projeto Lacre Solidário tem se mostrado uma valiosa contribuição para a comunidade local. Visando apoiar a população em vulnerabilidade e promover a sustentabilidade. Essa colaboração foca na remoção de toneladas de lixo do meio ambiente através da coleta de lacres de alumínio e tampinhas de garrafas PET, além de fornecer itens essenciais como cadeiras de rodas.

Em uma ação inicial, foram doados 350 livros paradidáticos ao Projeto Acolhidos. Essa doação reforça o compromisso com a cultura e a sustentabilidade, promovendo a leitura como um hábito transformador e incentivando tanto a cultura quanto a reciclagem.

Recentemente, a parceria se expandiu para incluir o Projeto Lapidando o Futuro, proporcionando uma tarde enriquecedora para 26 crianças do bairro da Beira Linha. As crianças foram levadas à Pró-Arte da Unifeso, no bairro do Alto, para participar de uma série de atividades culturais e educativas. Na programação houve contação de histórias pelos escritores Ana Maria de Andrade e João Victor Aiello, que também distribuíram livros infantis. O evento, que reforça o compromisso com o incentivo à leitura, contou com a colaboração da Segurança Presente.

Para garantir que a biblioteca comunitária se torne um espaço ativo e não apenas um depósito de livros, 22 crianças do Projeto Lapidando o Futuro participaram de atividades no Instituto Ama Leitura, na Proarte. A tarde foi marcada por contação de histórias, bate-papo com autores, oficina de dobradura, piquenique e um passeio de jardineira. A realização deste evento foi possível graças ao apoio de diversos parceiros.

O Segurança Presente Teresópolis ofereceu confiança e suporte, enquanto a Padaria Império contribuiu com o lanche. O empresário Rogério Modesto, fundador do Tere Trem da Alegria, garantiu o transporte de última hora, evitando o cancelamento do evento. A escritora Ana Maria de Andrade ajustou sua agenda para participar, e a colaboração de Rejeane Rodrigues, do Lapidando o Futuro ERS e dos responsáveis pelas crianças foi fundamental para o sucesso dessa iniciativa.

*Estagiário