O Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo, FriCine, abre inscrições para a 11ª edição da Mostra Competitiva Regional. A competição será focada apenas em produções de curta-metragem, produzidos nas regiões Serrana ou Centro-Norte do estado do Rio de Janeiro, após o dia 1° de janeiro de 2021.
A competição busca estimular o envolvimento e a capacitação profissional de estudantes e moradores locais. Até cinco obras serão selecionadas para exibição e concorrerão ao prêmio de Melhor Curta da Mostra Regional. Os filmes selecionados concorrerão ao Troféu Cão Sentado, além de prêmios especiais concedidos pelo Ministério da Cultura, como o Prêmio CTAV, que é conferido pelo Centro Técnico Audiovisual. As produções vencedoras também receberão um DCP (Digital Cinema Package) e um HD externo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de agosto, exclusivamente através de um formulário online. Os filmes inscritos devem ter no máximo 25 minutos de duração e devem abordar questões de sustentabilidade e socioambientais. Os participantes devem garantir todos os direitos autorais sobre os filmes inscritos. A exibição dos filmes selecionados será não remunerada, tanto presencialmente quanto online, e os trabalhos que não atenderem às exigências do regulamento serão desclassificados.
Os curtas serão avaliados por um júri popular, considerando originalidade, narrativa e coerência temática. Os resultados serão divulgados até o dia 30 de agosto, no site e nas redes sociais do FriCine. Para mais informações, os interessados podem acessar o site oficial do FriCine ou consultar o regulamento completo disponível nas redes sociais do festival, @fricinefest.
Sobre o Festival
Criado em 2006, desde seu início, o festival tem contribuído para o enriquecimento da educação, da cultura e da conscientização socioambiental em Nova Friburgo, assim como para a produção e a difusão audiovisual nas regiões Serrana e Centro-norte do Estado. Com o objetivo de divulgar filmes, vídeos, ideias e ações que mostram como as questões socioambientais são indissociáveis do nosso cotidiano, o festival promove valores naturais, ecológicos, culturais e turísticos, transformando Nova Friburgo em um centro de referência para aqueles que lutam contra a degradação ecológica e buscam um futuro mais equilibrado e saudável para o planeta.
Diferente de eventos comerciais, o FriCine oferece ao público a oportunidade de debater os principais problemas ambientais atuais. O festival considera filmes e vídeos de todos os gêneros e formatos que destacam as relações e interações da humanidade com o meio ambiente, sob uma perspectiva de sustentabilidade. Nas suas dez edições, o FriCine exibiu mais de 700 filmes de 70 países, realizou 35 palestras, 24 oficinas e várias outras atividades culturais e educacionais, alcançando através da mídia cerca de 4,5 milhões de pessoas.
*Estagiária