Por: Laís Lima*

Campanha 'Multiplicando Abraços' chega aos municípios da Região Serrana

Campanha vem acontecendo nas escolas desde o início de 2024 | Foto: Tecle Mulher/ Redes Sociais

A organização Social Tecle Mulher, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), lança a campanha "Multiplicando Abraços" voltada à prevenção das violências sofridas por mulheres e meninas no ambiente escolar. Com o apoio do Ministério das Mulheres, do Governo Federal, e da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), a iniciativa visa sensibilizar jovens e professores de dez municípios da Região Serrana, entre eles Nova Friburgo, a atuarem diretamente em ações preventivas nas escolas estaduais. Promovendo o respeito mútuo entre os estudantes e a construção de relações sociais éticas, igualitárias, na busca de uma sociedade sem violência.

A campanha vem acontecendo nas escolas desde o início de 2024. Para o segundo semestre, a campanha será expandida para mais oito municípios onde, segundo o Tecle Mulher baseado nos dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a violência denunciada contra mulheres alcança índices maiores do que os da capital do Estado. A campanha Multiplicando Abraços espera atingir diretamente milhares de alunos, alunas, educadores/as e consequentemente as famílias e a sociedade do entorno, promovendo mudanças significativas na percepção e na abordagem dessa difícil questão.

As ações da campanha incluem workshops e palestras, sessões educativas com especialistas para discutir e compreender como a violência opera na vida das mulheres, identificando suas diferentes formas de manifestação e contribuindo para combatê-las no ambiente escolar. Para isso, são distribuídas cartilhas, vídeos e outros recursos pedagógicos que abordam a violência contra as mulheres nas escolas, para que os professores trabalhem com seus alunos dentro de suas matérias escolares.

Para saber mais sobre a Campanha, os interessados podem acessar as redes sociais e o site www.teclemulher.or.br, onde estão disponibilizadas, no link projetos, as publicações voltadas aos professores/as e alunos/as. No mesmo site, a instituição disponibiliza o serviço virtual Tecle Mulher de orientação e apoio no âmbito dos direitos e violência contra meninas e mulheres.

Sobre o Projeto
Tecle Mulher

A Organização Social Tecle Mulher, sediada no município de Nova Friburgo, tem como missão promover Direitos Humanos voltados às meninas e mulheres em todas as suas diversidades, visando oferecer de forma completa desde sua criação em 2007, todas as orientações jurídicas necessárias para que a vítima de violência possa se dirigir a um atendimento público ou privado de forma a garantir a sua segurança e integridade física e moral, com finalidade de recuperar sua autoestima e dignidade.

*Estagiária