Por Isabella Rodrigues*
Na última segunda-feira (22), o deputado estadual Bruno Boaretto (PL), acompanhado pelo superintendente estadual do programa Segurança Presente, coronel PM Caetano, realizou uma visita técnica ao antigo Centro de Turismo de Nova Friburgo, na Praça Dermeval Barbosa Moreira. O local foi cedido pela Prefeitura para servir de base ao programa.
O espaço funcionou como ponto de informações para visitantes por muito tempo, mas agora será adaptado para fornecer a estrutura necessária para o programa. Durante o mês, o deputado estadual também se reuniu com o secretário estadual de Governo, André Moura, para discutir a inclusão de Nova Friburgo no programa, que tem atuado no combate à criminalidade em várias áreas da região metropolitana e do interior.
Em suas redes sociais, o deputado ressaltou a importância do programa na cidade, falando do potencial de crescimento principalmente no turismo e comércio local. O coronel Caetano também agradeceu a oportunidade de implantar o Segurança Presente em Friburgo, destacando que o programa aumentará a presença policial na comunidade, proporcionando atendimento e acolhimento à população.
Com o aumento da presença de patrulhas e policiais treinados, a expectativa é a crescente sensação de segurança, essencial para o bem-estar dos cidadãos e a atratividade turística da cidade. Experiências anteriores do programa indicam uma tendência à redução dos índices de criminalidade, o que pode resultar em um ambiente mais seguro para os moradores e visitantes.
Sobre o Segurança Presente
O programa, desde 2015, tem apresentado resultados significativos, com mais de 9 mil pessoas conduzidas às delegacias e mais de mil foragidos da Justiça localizados só em 2022. Segundo dados da Polícia Militar, foram realizados mais de 103 mil atendimentos sociais. Atendendo mais de 400 mil pessoas em situação de vulnerabilidade, localizou cerca de 8 mil foragidos e conduziu mais de 57 mil suspeitos às delegacias.
Dentre os projetos oferecidos pelo Segurança Presente, destaca-se o "Viva Melhor", que oferece aulas de ginástica para a terceira idade em nove bases, com planos de expansão para mais bairros. O programa também inclui atividades para crianças em situação de vulnerabilidade, como yoga, jiu-jitsu, dança, artesanato e visitas turísticas guiadas, sempre com o apoio de assistentes sociais e policiais.
*Estagiária