Por Laís Lima*
Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), seis municípios no Estado do Rio de Janeiro estão enfrentando uma seca severa, as regiões mais afetadas são Noroeste, Serrana e Metropolitana. Entre eles estão Nova Friburgo, Bom Jardim, Casimiro de Abreu, Itaboraí e Silva Jardim, onde a quantidade de chuva registrada tem sido significativamente abaixo da média e não há previsão de chuva nos municípios nos próximos dias.
Na última análise, feita pelo Cemaden em junho e divulgada no início deste mês, o Índice Integrado de Seca mostra que 918 municípios do Brasil estavam em condição de 'seca severa', em comparação com o mês de maio, esse número triplicou. Em especial a atenção está voltada às áreas de mata na Região Serrana, que sempre enfrentam maior incidência de incêndios florestais durante essas épocas de seca devido às condições climáticas adversas.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) explicou que, "em Nova Friburgo até meados do mês de julho deste ano teve mais de 100 registros de fogo em vegetação. Os números de casos no município este ano é mas do que o dobro no mesmo período em 2023, quando registrou 58 focos".
Queimadas
A sequência de dias secos intensifica o risco de queimadas, a combinação de tempo seco, umidade baixa e temperaturas elevadas cria condições ideais para o aumento dos focos de incêndio. A vegetação seca torna-se totalmente inflamável, e a falta de precipitação, somada à alta evapotranspiração, reduz a umidade do solo e da vegetação e qualquer faísca pode iniciar um incêndio.
*Estagiária